i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Varejo

Ikea abrirá loja sem estacionamento e com conceito sustentável

  • PorFernanda Massarotto, especial para HAUS
  • Milão, Itália
  • 09/04/2020 11:58
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação| Foto: ZOOM visual project gmbh

É conhecido o ditado de que praia de paulista é shopping center. Na Europa não é muito diferente, mas lá o shopping pode ser substituído pelo passeio pela Ikea, maior varejista de mobiliário "faça você mesmo", que está entre os passatempos preferidos dos europeus.

Siga a HAUS no Instagram!

As cerca de 424 lojas, espalhadas por 52 cidades no mundo, geralmente estão localizadas na periferia para acomodar a venda e o centro logístico da rede. Mas a filosofia do "quanto maior e mais longe melhor" parece estar com seus dias contados com a abertura, programada para o ano que vem, da Ikea Viena Westbahnhof, bem no centro da capital austríaca.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação| (c) ZOOMVP.AT

Batizada de Ikea Green, a unidade irá ocupar um edifício de sete andares, cada um de 3 mil m², com vista para a Mariahilfer Strasse, a principal rua comercial da cidade. Os quatro primeiros andares serão destinados à venda dos produtos, além de contarem com bar, restaurante, padaria e farmácia. Nos demais pavimentos irá funcionar um albergue e, na cobertura, o público terá acesso a um espaço arborizado que ficará aberto durante o horário de funcionamento.

A grande mudança, porém, está no conceito da nova loja, que prioriza a mobilidade ecológica. Isso mesmo, nada de estacionamento. O acesso será feito somente por bicicleta, a pé ou transporte público e, por isso mesmo, a localização da loja está a poucos metros da estação de Westbahnhof.

Inspiração internacional

Projetada pelo escritório Querkraft Architekten, de Viena, o edifício é uma verdadeira declaração de amor à arquitetura sustentável. Uma obra que parece combinar o Centro Pompidou, em Paris, com o Bosque Vertical, de Milão, com fachadas em vidro e jardins suspensos.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação| (c) ZOOMVP.AT

Há, também, quem já tenha feito comparações com uma estante de livros. Uma estrutura modular onde se alternam vitrines e varandas que irão acolher mais de 160 árvores distribuídas pelos sete andares, e que poderão baixar em até 2ºC a temperatura interna do edifício.

As questões globais emergentes e a mudança no comportamento dos clientes também contribuíram para que a Ikea colocasse em prática a ideia de uma loja sustentável. E ela trará, ainda, mudanças nos prazos de entrega das compras.

Os clientes que preferem o tradicional shopping, continuarão podendo ir à loja, escolher os produtos e levá-los para casa. Móveis no estilo "faça você mesmo" e peças de grandes dimensões, por sua vez, serão entregues em casa em menos de 24 horas. O mesmo prazo valerá para quem optar pelas compras online. Para atender a demanda e não desiludir a clientela, a empresa inaugurou recentemente um centro logístico em Strebersdorf, com dois andares e 50 mil m² de área, para garantir a entrega de todos os produtos no prazo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.