Varejo

Decoração

Ikea abrirá loja sem estacionamento e com conceito sustentável

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
09/04/2020 14:58
Thumbnail

Imagem: Divulgação | ZOOM visual project gmbh

É conhecido o ditado de que praia de paulista é shopping center. Na Europa não é muito diferente, mas lá o shopping pode ser substituído pelo passeio pela Ikea, maior varejista de mobiliário "faça você mesmo", que está entre os passatempos preferidos dos europeus.
As cerca de 424 lojas, espalhadas por 52 cidades no mundo, geralmente estão localizadas na periferia para acomodar a venda e o centro logístico da rede. Mas a filosofia do "quanto maior e mais longe melhor" parece estar com seus dias contados com a abertura, programada para o ano que vem, da Ikea Viena Westbahnhof, bem no centro da capital austríaca.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Batizada de Ikea Green, a unidade irá ocupar um edifício de sete andares, cada um de 3 mil m², com vista para a Mariahilfer Strasse, a principal rua comercial da cidade. Os quatro primeiros andares serão destinados à venda dos produtos, além de contarem com bar, restaurante, padaria e farmácia. Nos demais pavimentos irá funcionar um albergue e, na cobertura, o público terá acesso a um espaço arborizado que ficará aberto durante o horário de funcionamento.
A grande mudança, porém, está no conceito da nova loja, que prioriza a mobilidade ecológica. Isso mesmo, nada de estacionamento. O acesso será feito somente por bicicleta, a pé ou transporte público e, por isso mesmo, a localização da loja está a poucos metros da estação de Westbahnhof.

Inspiração internacional

Projetada pelo escritório Querkraft Architekten, de Viena, o edifício é uma verdadeira declaração de amor à arquitetura sustentável. Uma obra que parece combinar o Centro Pompidou, em Paris, com o Bosque Vertical, de Milão, com fachadas em vidro e jardins suspensos.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Há, também, quem já tenha feito comparações com uma estante de livros. Uma estrutura modular onde se alternam vitrines e varandas que irão acolher mais de 160 árvores distribuídas pelos sete andares, e que poderão baixar em até 2ºC a temperatura interna do edifício.
As questões globais emergentes e a mudança no comportamento dos clientes também contribuíram para que a Ikea colocasse em prática a ideia de uma loja sustentável. E ela trará, ainda, mudanças nos prazos de entrega das compras.
Os clientes que preferem o tradicional shopping, continuarão podendo ir à loja, escolher os produtos e levá-los para casa. Móveis no estilo "faça você mesmo" e peças de grandes dimensões, por sua vez, serão entregues em casa em menos de 24 horas. O mesmo prazo valerá para quem optar pelas compras online. Para atender a demanda e não desiludir a clientela, a empresa inaugurou recentemente um centro logístico em Strebersdorf, com dois andares e 50 mil m² de área, para garantir a entrega de todos os produtos no prazo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!