Reforma

Decoração

Integração de ambientes e forte apelo a arte transformam apartamento de 160 m²

Sharon Abdalla
09/06/2020 11:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Integrar ambientes pode ir muito além do que simplesmente derrubar uma parede. Para valorizar a vista de um apartamento de 167,56 m² localizado no icônico edifício Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o arquiteto Marlon Gama alterou boa parte do programa e priorizou as áreas sociais do imóvel.
Assim, o que antes era a cozinha se transformou na sala de jantar e o antigo terceiro quarto do apartamento deu lugar à nova cozinha, completamente aberta à área social, como era o desejo do jovem casal de moradores, que pediu por um amplo espaço para receber amigos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
"Antes, a melhor vista era a das áreas de serviço, incluindo a cozinha. Agora, ela atravessa o apartamento de um lado a outro, com vista da frente e do fundo pela área social", acrescenta Gama.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Outra mudança estrutural envolveu a expansão da área da sacada, realizada por meio do recuo da porta e de uma pequena redução da sala de estar. "A estrutura da edificação comportou todas essas mudanças", conta o arquiteto.

Arte e design

A mescla do clássico com o contemporâneo, característica que marca o trabalho de Gama, aparece dos acabamentos à decoração dos ambientes.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O piso de toda a área social, por exemplo, é revestido em mármore travertino romano bruto. A pedra aparece, também, na bancada do lavabo e no banheiro da suíte, revestido em marrom imperial. Os demais espaços íntimos, por sua vez, contam com piso em madeira.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nas paredes, a paginação clássica é garantida pelas boiseries, elemento apreciado pelo casal de moradores, que se contrapõe ao mobiliário contemporâneo e a peças de ícones do design nacional, como Sérgio Rodrigues e Carlos Motta.
O mesmo mix também está presente na coleção de arte que ocupa quase todos os espaços e traz trabalhos em pintura e escultura de artistas como Cruz Dias, Paulo Darze e Lúcio Carvalho.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
"O casal já tinha algumas peças, eles são apaixonados por arte, assim com eu, então demos continuidade à coleção deles", conclui o arquiteto. Foram necessários seis meses de obra para a execução da reforma.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!