Reforma

Decoração

Jardim vertical faz a vez de revestimento em sala totalmente integrada

Daliane Nogueira
14/08/2020 18:03
Thumbnail

Projeto de reforma assinado por Lucilla Mesquita transformou planta de apartamento de 108 m².

Os moradores desse apartamento de 108 m² em São Paulo estavam investindo em um sonho. Deixavam um apartamento menor e viram no imóvel a possibilidade de ter tudo exatamente como imaginavam, pensando especialmente na possibilidade de receber amigos e familiares com mais espaço na área social.
Projeto de reforma assinado por Lucilla Mesquita transformou planta de apartamento de 108 m².
Projeto de reforma assinado por Lucilla Mesquita transformou planta de apartamento de 108 m².
A interpretação e tradução do projeto ficou a cargo da arquiteta Lucilla Mesquita que propôs uma reforma 100%, tendo como predominante o estilo contemporâneo, com mescla de elementos clássicos e rústicos.
Living, cozinha e churrasqueira estão visualmente integrados, com seus espaços marcados pela decoração e iluminação. Originalmente havia uma mureta dividindo a cozinha da sala de estar e jantar. A mesma foi retirada e foi criada uma ilha para o cooktop, com armários em um trecho, nicho para adega e bancada para refeições rápidas, com o uso de banquetas.
“O grande ponto positivo da ilha foi possibilitar a circulação dos moradores por toda a sua volta. A geladeira foi posicionada estrategicamente alinhada com o eixo da circulação entre a ilha e a forração de madeira com boiserie. Assim, os usuários podem se espalhar pela ilha com ações diferentes”, aponta a arquiteta.
A esquadria entre o living e a varanda foi retirada e, no lugar do guarda-corpo, foi instalado fechamento em vidro articulado. A esquadria que pertenceria ao terceiro quarto, que foi extinto para acomodar o closet, foi escondida pela marcenaria da área de armários e, pelo lado da varanda, teve seu vão completado com um jardim vertical de plantas preservadas (plantas naturais que passam por um processo de conservação para que sejam mantidas suas folhagens, textura e integridade sem necessidade de manutenção). A parede verde se destaca na sala, virando um ponto de atenção.

Iluminação

“Os pontos de luz foram pensados para criar um efeito de iluminação indireta, amarela e sofisticada”, explica a profissional. Para tanto, na sala e circulação foi executada uma sanca com iluminação em led embutida para destacar a forração de madeira com as boiseries.
O mesmo acontece na pequena porção do hall. Os pendentes centralizados na bancada e uma luminária de piso no living servem como luz de suporte para os momentos em que é necessário mais intensidade.

Área íntima

Um dos desafios para a área íntima era a criação de mais um banheiro, uma vez que era desejo do casal que cada um tivesse o seu ambiente. Assim, o banheiro para o filho também faz a vez de banheiro social.
Banheiro utilizado pelo filho do casal e que faz a vez de lavabo no apartamento.
Banheiro utilizado pelo filho do casal e que faz a vez de lavabo no apartamento.
Já o quarto do filho, originalmente uma suíte, teve a porta do banheiro alterada para o corredor. Esse banheiro passou a ser o do pai.
Benheiro que teve a porta modificada para atender o pedido do casal por banheiros separados.
Benheiro que teve a porta modificada para atender o pedido do casal por banheiros separados.
Outro desejo da cliente era ter um closet e para resolver a falta de espaço, as paredes de alvenaria que dividiam a área íntima do living deram lugar a um grande volume de marcenaria, abrindo espaço para acomodar os armários.
Na circulação, a mesma linguagem com boiseries foi mantida e, com marcenaria bem planejada, foi possível incluir armário extra para acomodar os pertences da família.
Os quartos têm uma decoração que segue paleta de cores mais tranquila e itens que garantem praticidade. Destaque para as soluções de marcenaria para a cabeceira da cama de casal e para a lateral da cama no quarto do filho.

Veja mais fotos do projeto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!