Decoração

Limpeza é o início de toda manutenção

Daliane Nogueira
21/01/2011 02:08
Thumbnail
Os alvos principais da arrumação de início de ano são os papéis. Documentos, material escolar e de escritório, exames médicos, tudo deve ser separado por datas. “Guar­­da-se muita coisa que não se­­rá necessária ao longo de 2011. O que for preciso preservar, sugiro colocar em uma mesa e categorizar, colocando em pastas etiquetadas.”
A vantagem – além, é claro, de se livrar da bagunça – é ter à mão os documentos quando for preciso. Por exemplo para fazer a declaração de Imposto de Renda, em mar­­ço, ou achar uma nota fiscal e garantia para um eventual conserto de aparelho.
Sem uso
Livrar-se de objetos quebrados ou trincados de todos os ambientes da casa e de roupas e acessórios que não são usados há anos também é importante. “Prefira fazer a arrumação de um ambiente por dia e vá até o fim. Assim, ficará mais fá­­cil colocar toda a casa em ordem”, recomenda a personal organizer, Romilda Boscardin.
Guarda-roupas e armários costumam esconder bagunças. Toda vez que é necessário “maquear” a casa para receber uma visita, são estes os locais onde vão parar tudo o que está fora de ordem. Romilda sugere a compra de caixas empilháveis, capas para proteção e ganchos, úteis na organização, tanto do quarto, quanto dos armários da cozinha e área de serviço. “Apro­­veite para fazer uma limpeza profunda e até pequenos reparos nos armários, reaplicando verniz e trocando puxadores”, indica.
Para a arquiteta Ângela Lima, essas atitudes ajudam a observar a necessidade de reparos e aumentar a vida útil dos materiais. “Um ar­­mário com mofo, por exemplo, pode revelar uma possível infiltração. Tendo ele arrumado, é mais fá­­cil observar esses problemas”, explica.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!