Decoração com referência

Decoração

Loft de 53m² une obras de arte, móveis garimpados e memórias de viagens

Daliane Nogueira
17/07/2020 16:52
Thumbnail

Projeto do Studio Architetonika Nomad trabalhou com referências afetivas no loft de 53 m² | Eduardo Macarios / Divulgação

“O apartamento é um exercício criativo constante. Tudo dentro dele é mutável, o que é muito instigante.” Essa declaração é do arquiteto Renan Mutao, que além de ser um dos responsáveis pelo design de interiores deste loft de 53 m² é também um dos moradores.
O projeto é assinado por Renan em parceria com Ary Polis, ambos responsáveis pelo Studio Architetonika Nomad. Renan explica que o novo loft é fruto de uma decisão: morar em um espaço menor, sem abrir mão das referências de moradia, do conforto e de morar em um bairro boêmio e jovem.
Boa parte das decisões no projeto partiram do fato de o loft ser uma unidade em um edifício moderno, que teve a planta organizada em linhas retas e formas simétricas, além do uso de materiais como concreto, madeira e vidro, características que marcaram a decisão do casal em acomodar ali seu universo particular.
Logo na entrada, uma grande parede composta por dezenas de obras de arte chama a atenção, em um acervo plural e despretensioso, sem se prender a nomenclaturas ou estilos. A ordenação criativa de volumes e formas resulta em um ambiente capaz de estimular os olhos de quem o visita, passando por cada detalhe.
No acervo, objetos trazidos de viagens em uma curadoria que ajuda a manter vivas memórias especiais. “São peças que vêm sendo colecionadas ao longo da vida. Tudo o que está no espaço é um compilado da nossa história. Então fizemos a distribuição e harmonização de tudo.”
O living se integra à sacada com jardim, tornando-se ideal para receber amigos e apreciar o verde que faz parte dos fundos do edifício. Uma poltrona clássica de espaldar alto e estilo desconstruído acrescenta um tom elegante e imponente, auxiliando a separar o espaço de dormir.
Na área íntima, o astral colorido continua. Sobre a cama, uma combinação de almofadas com diversas cores, tecidos bordados e franjas reafirmam a personalidade do projeto. A grande janela de vidro, que permeia toda a lateral do loft, convida o sol a entrar no local.
“Uma das poucas alterações de layout foi a inclusão do home office, feito em um nicho revestido em lâminas de madeira louro preto onde antes era prevista a televisão. Uma solução que agregou praticidade e aqueceu o ambiente”, explica Renan.
A área da cozinha preza pela praticidade e garante que os moradores possam receber amigos e promover jantares com conforto e tendo a integração do espaço como um grande trunfo.
A iluminação também partiu de algo já previsto no projeto arquitetônico. Todas as unidades têm um esquema de spots em trilhos e, para completar o projeto luminotécnico, destacar obras e dar um ar intimista, foram usados oito abajures em pontos estratégicos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!