Repaginação de ambiente

Decoração

Painel ripado e madeira como protagonista guiam integração de sala de estar e jantar

Daliane Nogueira
10/07/2020 19:25
Thumbnail

Projeto do Studio AG integra salas de estar e jantar usando como elemento de ligação um grande painel de madeira. | Ricardo Bassetti / Divulgação

O pedido para as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG, era para repaginar a área social do apartamento de 210 m², localizado no Alto Pinheiros, em São Paulo. Na ideia dos proprietários estava o desejo de manter alguns móveis e trocar outros. Uma alteração em específico fez toda a diferença: foram retirados os sofás pequenos por um único, desenhado sob medida para o espaço.
“Um desejo era que a sala principal fosse mais usada no dia a dia, pois antigamente eles acabavam usando uma salinha íntima, de tevê, e o ambiente principal da casa acabava esquecido”, pontuam as profissionais.
Surgiu então a ideia de usar um elemento forte e que fosse capaz de deixar o espaço acolhedor. Um painel em folha de madeira natural freijó, forma um pórtico de entrada, unificando a parede principal do apartamento e integrando mais a sala de jantar com a sala de estar.
“Retiramos uma parede que separava os ambientes. Além disso a luminosidade da copa era bem prejudicada, por isso criamos alguns brises pivotantes na continuação do painel da sala, para levar luz e gerar uma comunicação entre a copa e sala de jantar”, explicam.
A preferência dos moradores é pelos tons neutros. Há vários elementos em branco, com destaque para o painel ripado onde foi fixada a tevê, além da presença da transparência. As diferentes texturas entram em cena para que a decoração ganhe em volume e beleza.
Para a sala de jantar manteve-se a mesa de vidro e trocou-se apenas as cadeiras. Outro elemento mantido na repaginação da sala foi o aparador, mas ele ganhou novos elementos. “Era uma peça somente de pedra branca. Para dar uma quebrada fizemos um complemento de marcenaria com algumas gavetas.”
Pequenas peças como a cadeirinha bordadeira e mesinhas laterais complementam a composição, além de serem funcionais, podem ser levadas de um lado para o outro, dependendo do uso da sala.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!