Mercado

Decoração

MadeiraMadeira quer abrir 10 lojas físicas até o fim de 2020

Daliane Nogueira
05/03/2020 19:47
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Foto: Divulgação | Divulgação

Rua Marechal Deodoro, centro de Curitiba. Esse é o endereço de uma das principais startups do Brasil. A MadeiraMadeira, com 10 anos de atuação e que tem no portfólio de seu marketplace mais de um milhão de produtos para casa.
Mas, mesmo faturando perto de R$ 1 bilhão por ano, os três sócios Marcelo e Daniel Scandian e Robson Privado sentiram a necessidade de sair do mundo exclusivamente online e se abrir para o mundo off-line. “Somente entre 5% e 7% das vendas de mobiliário e produtos para casa acontecem em plataformas digitais. É um mercado com um apelo físico grande”, justificou Robson durante encontro com a imprensa nesta quarta-feira (4), dia que marcou a inauguração da primeira loja física da marca. O endereço escolhido é o mesmo onde a startup mantém nove andares ocupados por centenas de colaboradores.
O lançamento do espaço nasce da essência da empresa de que todos têm o direito de se sentir em casa. “Começamos a olhar para as lojas off-line quando percebemos que precisávamos estar onde o cliente estava e queria ser atendido. Esse passo é uma forma de reforçar nosso relacionamento e o vínculo de confiança com o consumidor”, completou Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira.
O endereço da segunda loja está definido, será na Avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo, também em Curitiba. O espaço será aberto na segunda quinzena de abril. Até o final de 2020, os sócios do MadeiraMadeira pretendem abrir 10 lojas físicas entre Curitiba e São Paulo, testando formatos e buscando escalar neste modelo. Perguntado sobre o número de lojas pretendido, Daniel refletiu: “talvez centenas.”

Guide shop

Primeira loja física da MadeiraMadeira.
Primeira loja física da MadeiraMadeira.
Para criar o
conceito da nova loja, a empresa vem estudando o mercado de varejo ao redor do
mundo. Foi em uma viagem para a Índia, em 2018, que veio o click do formato.
A primeira loja - projeto piloto - tem o conceito de guide shop, com uma proposta de experimentação ampliada dos produtos vendidos online. Toda a operação da loja física foi inspirada na experiência online, focando na praticidade e agilidade da compra, e criando uma experiência de compra onde digital e físico se complementam.
Espaços montados simulam ambientes de uma casa e convidam visitantes a fotografar e postar.
Espaços montados simulam ambientes de uma casa e convidam visitantes a fotografar e postar.
O layout busca
a simulação de ambientes de uma casa, com apelo para que o visitante fotografe
e poste nas redes sociais. Todos os produtos têm uma etiqueta com um QR code, que
leva para a página da peça no site, facilitando a compra.
Outra
novidade na loja é a apresentação dos produtos da recém-lançada linha exclusiva
da MadeiraMadeira, com design criado pela equipe da empresa com sugestões de
clientes. “É o início deste investimento em peças próprias, temos 20 itens no
portfólio atualmente. São móveis que seguem o conceito de praticidade e podem
ser montados pelo próprio cliente”, reforça Robson.

História

Fundada em 2009, a startup curitibana faturou R$ 515 milhões em 2018. Em 2012, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimentos da Monashees Capital, Kaszek Ventures e Flybridge Capital Partners. Em 2019, foi a vez de um novo aporte de US$ 110 milhões liderado pelo SoftBank para investimentos em desenvolvimento de tecnologia, logística e experiência do cliente.

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