Tendência

Decoração

Mais é mais: tendência do maximalismo volta com tudo para a decoração

Monique Portela
28/02/2020 12:18
Thumbnail

Cores fortes e luminárias gigantes marcaram a presença de Laura Gonzalez no Maison&Objet 2019. Foto: Divulgação

A estética do excesso sempre esteve por aí. Desde os anos 70, vários segmentos das artes adotaram o maximalismo como um estilo pautado pela heterogeneidade, complexidade e justaposição, celebrando a riqueza de detalhes.
Há alguns anos, porém, o estilo ficou em segundo plano, com a ascensão do minimalismo e dos demais conceitos do morar que prezam por linhas retas, cores suaves e ambientes clean. Mas ele nunca deixou de existir: lado a lado, as duas propostas persistiram ao longo do tempo, com foco em públicos distintos.
“O maximalismo não é uma tendência, uma coisa genérica e geral. Ele é para um perfil de pessoa: quem tem coleções, gosta de cor, é para quem não tem medo ou problemas em misturar peças”, explica Sig Bergamin, arquiteto e decorador brasileiro referência no estilo.
Para ilustrar, ele conta que seu escritório, por exemplo, é mais minimalista, posto que o foco está na atenção plena ao trabalho: paredes brancas, acessórios pontuais e poucos toques de cor. Mas em casa (na sua e naquelas que decora) a proposta é outra — em cada detalhe, a vontade de imprimir sua personalidade e contar histórias é o que pauta suas decisões criativas, que correm soltas, sem limites.
A mistura de estampas e cores é uma marca dos projetos de Sig Bergamin, arquiteto e designer brasileiro ícone do estilo maximalista. Foto: Cris Edwards/ Divulgação
A mistura de estampas e cores é uma marca dos projetos de Sig Bergamin, arquiteto e designer brasileiro ícone do estilo maximalista. Foto: Cris Edwards/ Divulgação

De volta à cena

Em 2019, as feiras de design mais importantes do mundo, como a Casa Decór, em Madrid, a Maison & Objet, em Paris, e a Semana de Design de Milão, deixaram uma clara mensagem: o maximalismo ganhou força e hoje ressurge com um novo olhar que preza, sobretudo, por trazer mais personalidade em contraponto a certa homogeneização dos ambientes.
A expert em tendências e mercado Juliana Giamberardino Zaruch destaca que o estilo vem despontando há cerca de quatro anos, impulsionado principalmente pelo que ela chama de “volta às origens”.
Em um processo pós-globalização, o resgate de histórias pessoais e únicas por meio de objetos — que elevou o termo “afetivo” para definir parte das tendências de consumo — faz com que busquemos na mobília da família, nos garimpos e nos produtos artesanais os objetos que vão, com apelo à memória, ornamentar os cômodos.
Na constituição desse ambiente, em que há espaço para o antigo conviver com o novo, quem já tem uma predisposição para a ousadia enxerga a oportunidade de potencializar esse conceito. “Eu acho que quando você chega ao maximalismo é porque já foi minimalista. Você já provou que misturou tudo e deu certo”, comenta Sig.
Coroada como designer do ano da Maison & Objet 2019, a francesa Laura Gonzalez destacou-se justamente por conta do seu olhar eclético, excessivo e ousado: a cara do maximalismo. Com ascendência espanhola, italiana e alemã, ela define seu estilo como uma extensão dessa mistura de culturas que representa sua família. Para ela, o discurso
do maximalismo está alinhado às ideias do rococó, estilo parisiense de 1720. “Você tem que ousar e assumir as misturas, reencontrar o ‘decorativo’, conceito herdado do universo do século XVII”, comenta.
Assim como o rococó, que já foi considerado “excessivo e degenerado” pelo historiador de arte Winckelmann, o maximalismo também habita a sutil fronteira entre o bom e o mau gosto, o excêntrico e o kitsch. Como encontrar o equilíbrio? Laura responde: “É uma questão de estado de espírito, sensibilidade e bom gosto.” Já para Sig Bergamin, a fórmula é mais democrática — basta não ter medo de arriscar.

Maximalismo sustentável

Embalado por um contexto de sustentabilidade, o excesso parece não ter vez. Como resultado, a ascensão do minimalismo ditou tendência, e a estética trouxe junto a si as pautas ambientais e o discurso do movimento slow: menos é mais. Mas, repaginada, a filosofia maximalista não se opõe à base sustentável levantada pelo minimalismo.
Quando pensada a partir do garimpo de peças usadas, da reforma de móveis antigos e das ideias do do it yourself (“faça você mesmo”, em inglês), o maximalismo se porta, na prática, tão amigável quanto o minimalismo — com a diferença de que, ao invés de estimular o desapego, você vai lançar um novo olhar sobre seus objetos, de forma a construir um ambiente rico em significado.
“Embora o minimalismo seja admirável na forma como detém o consumismo, acho que o maximalismo permite que a personalidade e a ousadia brilhem. Incentiva um verdadeiro senso de si, orgulhando-se dele e permitindo que isso permeie sua casa”, defende a designer de interiores norte-americana Charlotte Lucas, conhecida pelo estilo notadamente maximalista em projetos residenciais.
“O maximalismo de bom gosto requer intenção. Trata-se de emparelhar decoração, padrões e cores significativas para dar vida à sala e contar uma história. Excesso para mim é quando há uma abundância de itens e muita coisa acontecendo, mas que não parecem coeso ou intencional”, explica em entrevista
para HAUS.
O mesmo vale para quem deseja economia financeira: minimalismo não é sinônimo de menos gastos, assim como maximalismo não significa exuberância de custos. Sig costuma dar várias dicas que vão desde o reaproveitamento de embalagens metálicas, o uso de garrafas de vinho, cestas e muitos outros objetos que geralmente já existem em casa ou podem ser facilmente encontrados em feiras de artesanato, antiquários ou, ainda, feitos à mão, como sugere Charlotte.
“Uma coisa que aprendi é que, se você não consegue encontrar a peça que deseja, quase sempre pode criá-la. Ao encontrar tecidos crus, reaproveitar móveis antigos e simplesmente usar sua imaginação, você pode criar algo especial e bonito por um preço muito melhor”, diz a designer.

Combinar?

Entre as perguntas que Sig, Laura e Charlotte mais recebem está: como fazer um ambiente maximalista em que as coisas combinem entre si? Para Bergamin, essa pergunta não cabe ao estilo. “No maximalismo não existe a frase ‘vamos combinar’. Você mistura tudo”, comenta. A proposta é justamente se aventurar em uma decoração que subverta qualquer limitação estilística: o único comprometimento é com sua personalidade e com a geografia do local, conceito importante nos trabalhos do arquiteto. “Uma casa que está na praia, na Bahia, é diferente de uma casa de São Paulo. E as pessoas ultimamente têm feito coisas todas iguais: ficou uma febre meio que de showroom. Todo mundo tem uma casa crua, cinza, independente do lugar”, lembra Sig.
A perspectiva é encarar a paisagem como parte da casa — em uma cidade cinza, as cores são muito bem-vindas; na praia, onde o mar ajuda a preencher a decoração, os elementos podem ser mais neutros — além da temperatura. É ela que definirá os materiais e texturas utilizados na decoração. “A geografia pede. No interior ou no exterior, ela é a coisa mais importante”, pontua Bergamin.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!