Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Apartamento litoral Paraná
Amplas paredes de vidro na sacada e no quarto do casal permitem a entrada de luz natural de maneira abundante e emolduram a bela vista do mar da Praia Mansa.| Foto: Marcelo Stammer

As cores, formas e texturas da areia, do mar e da natureza foram as principais inspirações para o projeto do apartamento de um jovem casal em Caiobá, no litoral do Paraná. Assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, o apê de 130 m² foi criado para transmitir paz, conforto e aconchego. É nesse ambiente de refúgio na Serra do Mar que o casal que compartilha a paixão pela praia relaxa aos finais de semana e recebe os amigos.

Apartamento praia
Estante com design clean desenhada pelo escritório reflete as individualidades do casal por meio de objetos escolhidos para a sua composição. O revestimento da parede, com uma textura sutil que remete à areia, completa o cenário.| Marcelo Stammer

A paleta cromática escolhida conta com tons neutros e elegantes que remetem à areia e toques em azul no mobiliário, revestimentos e decoração, que trazem o mar para perto. A sala, cozinha e sacada foram integradas dando amplitude ao espaço e garantindo uma boa circulação de ar.

Siga a HAUS no Instagram

  • A cozinha — área fundamental para o casal, que adora cozinhar — divide os tons sóbrios com o volume em laca azul que traz personalidade ao ambiente.
  • Integrada à sala, cozinha conta com bancada para refeições.

O pendente decorativo acima da mesa de jantar, em formato orgânico que lembra as ondas do mar, é um dos destaques do ambiente. “O sofá, assinado por Jader Almeida, também tem esse design orgânico”, diz Gandolfi. “Priorizamos o uso de materiais naturais, como corda natural, palinha, linho, pedras e madeira em lâmina natural”. Uma variedade de plantas também compõe os recintos.

O pendente decorativo acima da mesa de jantar, em formato orgânico
que lembra as ondas do mar, é um dos destaques
do ambiente.
O pendente decorativo acima da mesa de jantar, em formato orgânico que lembra as ondas do mar, é um dos destaques do ambiente. | Marcelo Stammer

No quarto do casal, a protagonista é a obra de arte produzida pela natureza, exposta atrás da cama. Trata-se de uma pedra natural Azul Macaúbas, emoldurada como se fosse um quadro, que traz a força da beleza bruta para dentro do ambiente de maneira original e sofisticada. A cabeceira foi desenhada pela arquiteta, assim como o armário com portas em palinha, que une estética e funcionalidade, permitindo a circulação do ar dentro do móvel.

  • Grandes aberturas em vidro possibilitam visual privilegiado.

O projeto ganha coesão com o uso de revestimentos para além do piso. Paredes e até a cabeceira das camas receberam porcelanatos em tons de areia. Além do efeito visual, a escolha facilita a limpeza e manutenção das superfícies no clima úmido da praia. Foi por esse mesmo motivo que os móveis foram elevados do chão e os materiais priorizados foram os que não oxidam com a maresia.

Quarto recebeu tons azuis e elementos que remetem ao mar.
Quarto recebeu tons azuis e elementos que remetem ao mar.| Marcelo Stammer
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]