Inspire-se

Decoração

Cores e formas que remetem à areia e ao mar dão o tom da decoração de apê de 130 m² na praia

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
15/06/2021 13:23
Thumbnail

Amplas paredes de vidro na sacada e no quarto do casal permitem a entrada de luz natural de maneira abundante e emolduram a bela vista do mar da Praia Mansa. | Marcelo Stammer

As cores, formas e texturas da areia, do mar e da natureza foram as principais inspirações para o projeto do apartamento de um jovem casal em Caiobá, no litoral do Paraná. Assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, o apê de 130 m² foi criado para transmitir paz, conforto e aconchego. É nesse ambiente de refúgio na Serra do Mar que o casal que compartilha a paixão pela praia relaxa aos finais de semana e recebe os amigos.
A paleta cromática escolhida conta com tons neutros e elegantes que remetem à areia e toques em azul no mobiliário, revestimentos e decoração, que trazem o mar para perto. A sala, cozinha e sacada foram integradas dando amplitude ao espaço e garantindo uma boa circulação de ar.
O pendente decorativo acima da mesa de jantar, em formato orgânico que lembra as ondas do mar, é um dos destaques do ambiente. “O sofá, assinado por Jader Almeida, também tem esse design orgânico”, diz Gandolfi. “Priorizamos o uso de materiais naturais, como corda natural, palinha, linho, pedras e madeira em lâmina natural”. Uma variedade de plantas também compõe os recintos.
No quarto do casal, a protagonista é a obra de arte produzida pela natureza, exposta atrás da cama. Trata-se de uma pedra natural Azul Macaúbas, emoldurada como se fosse um quadro, que traz a força da beleza bruta para dentro do ambiente de maneira original e sofisticada. A cabeceira foi desenhada pela arquiteta, assim como o armário com portas em palinha, que une estética e funcionalidade, permitindo a circulação do ar dentro do móvel.
O projeto ganha coesão com o uso de revestimentos para além do piso. Paredes e até a cabeceira das camas receberam porcelanatos em tons de areia. Além do efeito visual, a escolha facilita a limpeza e manutenção das superfícies no clima úmido da praia. Foi por esse mesmo motivo que os móveis foram elevados do chão e os materiais priorizados foram os que não oxidam com a maresia.
Quarto recebeu tons azuis e elementos que remetem ao mar.
Quarto recebeu tons azuis e elementos que remetem ao mar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!