Decoração

Você sabe a diferença entre MDF e MDP?

Gazeta do Povo
04/02/2016 17:03
Thumbnail

Mobiliário de dormitório feito sob medida. Imagem: Todeschini/Divulgação.

O uso de matérias-primas que não agridam o meio ambiente é uma preocupação cada vez mais comum. Entre as lojas e fabricantes de mobiliário planejado, existem duas alternativas à madeira natural que têm aparecido na confecção dos móveis: o MDF e o MDP.
Os dois materiais utilizam fibras de madeira comprimidos. Mas, para saber a diferença entre os dois e qual deles se adequa melhor aos móveis planejados da sua casa, confira as dicas a seguir:
MDF (Medium Density Fiberboard)
O MDF, cuja tradução livre seria “placa de fibra de madeira de média densidade”, é produzida com fibras de toras de pinus ou eucaliptos comprimidos. O material apresenta baixa porosidade e garante maior resistência a ferramentas de corte.
De acordo com a fabricante de mobiliário planejado Todeschini, o MDF é indicado para uso em peças retas e curvas, usinagens como cantos arredondados ou puxadores tipo cava. É ideal também para acabamento como molduras e perfis e peças de baixo relevo e entalhes.
Foto: Todeschini/Divulgação.
Foto: Todeschini/Divulgação.
MDP (Medium Density Particleboard)
O MDP, que na tradução seria “painel de partículas de média intensidade”, é produzido em três camadas. São duas finas nas laterais e uma mais grossa no miolo. Por causa dessa composição, o produto ganha mais resistência ao empenamento e à colocação e remoção de parafusos, sem contar que é um material bem leve. “É perfeito para projetos de linha reta/plana como caixas, prateleiras lineares e portas, que não tenham cortes ou marcações de baixo relevo”, explica a fabricante DellAno.
Toda a tecnologia usada para a prensagem das chapas de MDP faz com que o mateiral seja muito superior ao antigo aglomerado, que é um produto de baixa qualidade e não é indicado para produção de móveis. O MDP pode ser utilizado perfeitamente para portas de correr, em ambientes com alto índice de umidade como cozinhas e banheiros, e peças com carga de peso, como prateleiras.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!