Arrasta Móveis

Decoração

Novo programa de decoração do canal GNT tem “faça você mesmo” com orientação à distância

Sharon Abdalla
03/08/2020 19:45
Thumbnail

Foto: Divulgação/GNT

Se você gosta de um bom "Faça Você Mesmo", certamente já cruzou com algum conteúdo ou reforma executada por Matheus Ilt. Com ideias baratas que geram resultados incríveis, e uma personalidade inconfundível, o paranaense de União da Vitória acaba de ganhar um programa de decoração todo seu, o "Arrasta Móveis", que estreia nesta terça-feira (4), no canal GNT.
No estilo makeover, o programa trará a transformação de um ambiente da casa de um personagem por episódio - serão dez nesta primeira temporada. A grande novidade, no entanto, fica por conta do formato. Em tempos de pandemia e de isolamento social, tudo é feito à distância, da "visita" de Matheus ao imóvel para conhecer os ambientes, rotina, necessidades e habilidades das famílias às orientações dele sobre o que e como elas irão executar cada etapa do projeto.
"Eles mostram tudo para mim em um vídeo, apresentam-se, dizem do que gostam e como queriam que fosse o ambiente. A partir disso, definimos o projeto, mas mostramos apenas um esboço dele para os participantes. Então, incentivo a pessoa a fazer para ela ir entendendo e se surpreendendo (espero que positivamente) com o que pode executar. Se mostramos a previsão do resultado antes, a pessoa pode se assustar e pensar que não vai ter capacidade para [realizar o projeto]. Então, vamos aos pouquinhos, até para que o resultado [final] seja uma surpresa", detalha Ilt.
"Arrasta Móveis", apresentado por Matheus Ilt, fará os moradores colocarem a mão na massa para transformar suas casas. Foto: Divulgação/GNT
"Arrasta Móveis", apresentado por Matheus Ilt, fará os moradores colocarem a mão na massa para transformar suas casas. Foto: Divulgação/GNT
Acostumado a colocar a mão na massa, o influencer e agora apresentador diz que tem sido um desafio e um aprendizado orientar as pessoas à distância, sem poder ajudá-las a executar as tarefas de forma prática. "O programa é bem didático. Demos passos atrás em relação ao que fazia nas minhas reformas, por exemplo, porque nem todos sabem como pintar uma parede, como passar a fita e o porquê de passá-la. Todo mundo pode fazer qualquer coisa na vida. Então, estamos mostrando dicas simples e básicas para que elas comecem a fazer as coisas em casa", acrescenta.
Outra novidade foi o fato de ele ter de transformar a nova casa em São Paulo, para aonde mudou-se recentemente com o namorado Célio Olizar, que atua como cinegrafista do programa, em um estúdio de gravação. Dos celulares, que deram lugar às câmeras, às luzes, tudo foi montado na sala do novo apartamento - cujas marcações com fita no piso garantem que todos os elementos e equipamentos estejam em seu devido lugar a cada gravação.
E em se tratando de DIY (Do It Yourself), era natural se esperar que o próprio Matheus fosse responsável pelo cenário do "Arrasta Móveis, composto por painéis de pinus (material comum nas reformas que executa), tons pastel (especialmente rosa, marca registrada do influencer) e muitas plantas (outra constante em seus projetos).
"O programa é baseado nos três pilares que eu uso nas minhas reformas: iluminação, plantas e pintura. Eles mudam muito, transformam um ambiente. Por segurança, não faremos nada que envolva elétrica, uso de escadas ou de outros materiais que possam colocar as pessoas em risco, resultar em acidente doméstico", detalha ele, que conta que do convite ao início das gravações, no início de julho, passaram-se apenas dois meses. "Foi tudo muito rápido", finaliza.
O "Arrasta Móveis" vai ao ar às terças-feiras, às 21h30, pelo canal GNT, com coprodução da Conspiração Filmes. A direção é de Bárbara Magri e Vicente França.
Assista à chamada do programa:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!