Decoração

Três formas de decorar a mesa de centro e valorizar a sala

Camila Neves*
27/09/2017 20:00
Thumbnail

Mesas de centro são peças chave na decoração da sala. Mas precisam ser bem adornadas. Na foto, ambientação de Jayme Bernardo. Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Útil mas também decorativa, a mesa de centro tem lugar essencial na sala. Escolher peças marcantes e considerar o contexto do ambiente onde ela está inserida são os segredos para montar uma composição interessante.
A seguir, confira três sugestões inspiradoras para dar um toque especial a esse tipo de peça:

Contemporânea – Por Anna Letycia Loyola

Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
“A decoração da mesa de centro gira em torno do contexto à sua volta. Tudo depende do ambiente, se ele é clássico, moderno, descolado”, explica a arquiteta Anna Letycia Loyola. Neste caso, ela optou pela mesa de vidro “Um”, com design da Lattoog, que dá leveza à sala. “A ideia foi usá-la de uma forma que ela aparecesse, mesmo sendo minimalista”, explica.
Com o piso de madeira e a transparência da mesa, a escolha foi por não usar tapete. “Assim, tanto a mesa quanto o bonito piso se sobressaem”, ensina. Para quebrar os tons sóbrios, a ideia foi pontuar algumas cores na decoração, como o objeto vermelho em acrílico e a banqueta.
A bandeja, além de decorar, protege a mesa de riscos e pode servir de apoio a copos. O livro de viagem dá o toque pessoal. “É legal usar objetos que tenham significado para as pessoas”, completa.

Atemporal – Por Jayme Bernardo

Mesas de centro são peças chave na decoração da sala. Mas precisam ser bem adornadas.  Na foto, ambientação de Jayme Bernardo.<br>Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Mesas de centro são peças chave na decoração da sala. Mas precisam ser bem adornadas. Na foto, ambientação de Jayme Bernardo.<br>Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Na decoração do arquiteto Jayme Bernardo, a estrela é a mesa “ZZ”, que leva esse nome devido às várias réguas de madeira maciça dispostas de forma intercalada, que formam o desenho de “Z” na parte inferior do móvel.
Para criar a decoração, foram considerados outros elementos do ambiente. A tela foi a base da inspiração. “Fizemos a composição em harmonia com os tons da própria tela”, frisa. O vaso de vidro com orquídeas, a escultura em madeira fossilizada, a cadeirinha
de madeira, a caixa de couro e os vasinhos de cerâmica brancos acompanham o tom atemporal.
O conjunto foi pensado para ter harmonia e equilíbrio, para que o ponto maior de atenção fosse justamente a mesa. Até o tapete, em cor clara, foi usado como truque para dar destaque ao móvel. “Em cima dessa base clara a mesa ficou ainda mais em evidência”, diz.

Revival – Por Claudia Caramori

Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
A arquiteta Claudia Caramori buscou no passado inspiração para criar esta composição. A mesa, que lembra muito o design dos anos 1970 é um revival daquela década. “Utilizei peças que remetem àquela época, como os vasos dourados, que fazem um contraponto à madeira escura”, pontua.
Além da estética, o que salta aos olhos neste conjunto é a funcionalidade. O local embaixo do tampo é uma vantagem na otimização do espaço. “É interessante deixar parte da superfície da mesa livre para que possa ser usada como forma de apoio”, orienta.
A surpresa fica por conta do compartimento de madeira usado como bolso, charmoso e multiuso. “É um espaço super curinga, pois pode ser usado para guardar revistas, controle-remoto ou até mesmo como bar”, sugere.
A decoração ainda conta com vaso de vidro, que dá leveza, equilíbrio volumétrico e verde — graças à folha de Adão — à composição, e o pincel chinês, usado para limpar o pó e dar um toque étnico ao cenário.

SERVIÇO

Kraft Home Store, Avenida Batel, 1.114, (41) 3233-4134. Jayme Bernardo Arquitetura e Design, Avenida Batel, 1.230 BTC cj 911, (41) 3342-3650. Anna Letycia Loyola Arquitetura,  Avenida N. Sra. da Luz, 230, (41) 9947-2649. Claudia Caramori Arquitetura, Rua Sete de Setembro, 139 Sala 01/ Caçador-SC, (49) 3567 0466.

*especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!