Tecnologia

Decoração

Mobiliário e superfícies capazes de promover a saúde ganham força na pandemia

Sharon Abdalla
10/07/2020 00:01
Thumbnail

Hall de entrada com mobiliário e revestimento em MDF com proteção antimicrobiana. Foto: Divulgação/Guararapes

A casa nos protege, é abrigo. Mas isto não significa que ela esteja imune à servir de meio para a proliferação ou de veículo de contágio por micro-organismos capazes de afetar a saúde de seus habitantes. A pandemia da Covid-19, que tem o toque como aliado na transmissão do novo coronavírus, chamou a atenção não só para o cuidado e a higiene das superfícies, mas também para a eficiência delas em auxiliar no combate ao contágio.
E se engana quem pensa que esta é uma característica em desenvolvimento, algo para o futuro. É óbvio que diversas marcas e designers voltaram seus olhares para novas pesquisas e materiais neste sentido, com foco especial no combate aos vírus, mas não é de hoje que o mercado oferece opções capazes de contribuir para a saúde dentro de casa.
Dormitório executado com chapas de MDF com proteção contra micro-organismos. Foto: Divulgação/Guararapes
Dormitório executado com chapas de MDF com proteção contra micro-organismos. Foto: Divulgação/Guararapes
"Todos os nossos produtos decorativos contam com proteção antimicrobiana desde 2017, pois acreditávamos neste tipo de demanda. Desde o início do período de isolamento temos percebido aumento pelo interesse [nestes produtos]", conta a arquiteta Jessica Hori, analista de produto da Guararapes, que trabalha com painéis em MDF. A proteção também tem sua eficácia comprovada contra o vírus SARS-CoV-2, responsável pelo novo coronavírus, em até 30 minutos. A comprovação veio de testes feitos pela QuasarBio, no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) nos painéis decorativos da marca, segundo os quais o material tem capacidade de inativar 99,9% do vírus SARS-CoV-2.
A Tapetes São Carlos é outra das empresas que incorpora tecnologia de proteção antifúngica, bactericida e anti-ácaro há mais de 10 anos em algumas linhas de tapetes e carpetes. "Antes da pandemia, a proteção anti-ácaro era o principal foco [dos clientes]. Agora, eles também buscam a bactericida e antifungos", destaca Guilherme Gomes, gerente comercial da marca.
A resposta à demanda por superfícies com performance aprimorada fez também com que algumas empresas atualizassem seus processos e matérias-primas. É o caso da Mobitec, que passou a utilizar chapas com proteção bacteriana, desenvolvidas pela Duratex, em seus projetos. "Antigamente esta preocupação estava mais relacionada aos tampos de bancadas, na [substituição das pedras, mais porosas] por materiais como dekton e silestone. Hoje, ela acabou migrando para o mobiliário", reforça Eleandro Miranda, diretor comercial da marca.
Mobitec introduziu peças produzidas com chapas com proteção bacteriana em seu portfólio. Foto: Divulgação/Mobitec
Mobitec introduziu peças produzidas com chapas com proteção bacteriana em seu portfólio. Foto: Divulgação/Mobitec

Tecnologia

Os metais são os grandes aliados da indústria quando da busca por soluções que respondam à necessidade de controle microbiano. No exemplo dos tapetes, trata-se de um produto a base de prata que é misturado aos polímeros e corantes que formam os filamentos com os quais as peças são produzidas. Íons do mesmo metal são os responsáveis pela proteção oferecida pelas chapas de MDF.
Como é incorporada ao processo fabril, a proteção não demanda nenhum tipo de manutenção específica e perdura durante toda a vida útil da peça ou do revestimento. "Em um exemplo bem prático, ela funciona como [um sabonete bactericida], que [elimina] bactérias e germes que ficam na superfície do painel revestido", explica Jessica.
Com sua eficiência comprovada por testes laboratoriais contra fungos, ácaros e bactérias, a dúvida, agora, gira em torno da performance do tratamento que leva o metal contra os vírus, especialmente o causador da Covid-19.
"O tratamento que usamos é o mesmo que já foi testado pela Nanox [fornecedora da tecnologia] com evidências contra o coronavírus. Testes específicos com tapetes e carpetes estão em processo. Como a Covid é um tema novo, teremos respostas em breve", detalha Gomes. A Guararapes também está em fase de testes quanto à eficácia da proteção para o coronavírus, a Sars e outros vírus, sobre os quais aguarda os resultados, segundo Jessica.

Proteção do piso ao teto

Com os produtos e materiais ofertados pelo mercado, é possível transformar os cômodos em verdadeiras "bolhas antimicrobianas". Isso porque as chapas que oferecem proteção contra a proliferação dos germes e bactérias podem ser utilizadas da confecção de móveis soltos e marcenaria sob medida ao revestimento de tetos e paredes.
Piso vinílico em manta aplicado no piso e revestimento da parede. Foto: Divulgação/Tarkett
Piso vinílico em manta aplicado no piso e revestimento da parede. Foto: Divulgação/Tarkett
Já para os pisos, além dos tapetes e carpetes que oferecem a proteção, os materiais vinílicos são uma opção. Além da limpeza facilitada (podem ser lavados com água e sabão), eles têm na ausência de rejunte (caso das mantas) e nas juntas secas (nas versões coladas ou "clicadas") seus diferenciais quando comparados a outros tipos de revestimentos, como os cerâmicos. "São pisos com baixa porosidade, pois contam com uma proteção de poliuretano na superfície. Então, há pouco espaço no qual possa haver a proliferação de micro-organismos decorrente do acúmulo de sujeira. E eles também podem ser utilizados para revestir parede, tetos ou painéis", acrescenta a arquiteta Bianca Tognollo, gerente de marketing da Tarkett para a América Latina.
Vale lembrar que, mesmo eficientes no combate aos micro-organismos, nenhum deles dispensa os cuidados relacionados à limpeza doméstica, seja por meio da aspiração dos tapetes ou da realizada com água e sabão. "Independente do tipo de revestimento do piso, a dica é que [as pessoas] exagerem no uso de capachos nas portas de entrada e de tapetes na cozinha e nos banheiros para que toda a sujidade e umidade fiquem retidas neles, que são de fácil manutenção. Isto garantirá um ambiente interno ainda mais limpo", completa Gomes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!