Decoração

Mudar o revestimento de piso ou paredes pode transformar o ambiente

Felipe Gonçalves
28/11/2016 11:52
Thumbnail

Revestimentos como o papel de parede são alternativas que não necessitam reforma pesada (Foto: Divulgação/Maison Corbusier)

Nem sempre é preciso quebrar tudo para mudar a cara de um ambiente de casa. Os revestimentos, por exemplo, promovem transformações, mudam a decoração e são funcionais – azulejos, por exemplo, ajudam a refletir a luz solar, tornando os cômodos internos mais frescos.
A escolha do revestimento certo vai depender dos tons, texturas, formatos e estilos, além de alguns erem mais indicados para áreas externas ou internas. Vale destacar também que a composição entre dois ou mais revestimentos também pode renovar um espaço.
Para Shayana Prieto, da Revesttir, pensar no conjunto é o que torna um ambiente sofisticado. “É preciso atentar o que cada projeto requer, inovando na aplicação com combinação de formatos, cores e principalmente nas paginações que valorizam o produto”, explica. Shayana ainda destaca a possibilidade de criar um ambiente despojado ou elegante com os revestimentos.
A HAUS foi atrás de sugestões de ambientação com revestimentos, e você pode conferir e se inspirar com as ideias!
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Sides
Tendência da vez, texturas e volumes permitem bom jogo entre luz e sombras com a incidência da luz. As peças de porcelanato têm três visuais diferentes: um parecido com concreto, e dois com técnicas de marchetaria (peças de madeira recortadas). Indicado para fachadas ou ambientes internos.
(Foto: Nenad Radovanovic)
(Foto: Nenad Radovanovic)
Pastilhas de mármore
Neste projeto assinado pelas arquitetas Clarice e Simone Volpi, do escritório Volpi Arquitetura, o revestimento de pastilhas de mármore decora a parede do lavabo.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Ônix
O revestimento da NPK Mármores se destaca por ser translúcido, e surpreende ao ser observado de perto – os veios da pedra são ressaltados. O projeto de Jayme Bernardo realçou a beleza da pedra com a iluminação.
(Foto: Marcelo Stammer)
(Foto: Marcelo Stammer)
Wovin Wall
O visual futurista foi aposta das arquitetas Ana Claudia Marini e Camila Martinez para o revestimento da Hunter Douglas, que tem realce com retroiluminação em LED e detalhe das curvas. Disponível na Sunfix.
(Fotos: Nenad Radovanovic)
(Fotos: Nenad Radovanovic)
Placas em 3D
O espaço projetado por Hellen Giacomitti ganhou leveza ao ser valorizado pelas placas verde-claro da Adornié Ambientes. No ambiente assinado pela arquiteta Tatielly Zammar, a placa dourada trouxe iluminação e requinte.
(Foto: Marcelo Stammer)
(Foto: Marcelo Stammer)
Calacatta
Outra opção na linha de mármores da NPK Mármores, o Calacatta traz traços elegantes e nobres, com tons sóbrios e marcantes. Projeto foi assinado por Alexandre Neves.
(Foto: Marcelo Stammer)
(Foto: Marcelo Stammer)
Mármore Marrom Emperador
O trio de arquitetas Olga Bergamini, Danielle Bragagnolo e Karin Neitzke assina projeto que tem como destaque uma parede revestida com o mármore marrom, com ares clássicos.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Prisma Silver
O revestimento encontrado na Impermix tem ares high-tech, com brilho metálico e reflexos conforme a luz incide. Combina com ambientes internos sóbrios.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Papel de parede
Essa é uma opção de fácil instalação e manutenção. Na imagem, o revestimento da Maison Corbusier dá toque na decoração do quarto.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Parede e chão
Os revestimentos são opções interessantes para as paredes, mas também existem opções para repaginar o piso. A Urbatek, do Grupo Porcelanosa, apresenta o Neo Black, que contrasta com o Nvy White Nature na imagem. Disponíveis na Revesttir.

Leia também:

Revestimento tecnológico dá mais resistência às fachadas

Confira 5 ambientes que usam madeira na decoração e nos revestimentos

Tudo que você precisa saber antes de montar sua árvore de Natal; siga o passo a passo

Pontos de cor e soluções lúdicas são tendências para decoração de quartos infantis

Decoração clássica é aposta certa para qualquer ambiente da casa

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!