Decoração

Nada é previsível na decoração deste restaurante japonês em Floripa

Gazeta do Povo
27/02/2019 23:43
Thumbnail

Decoração repleta de arte é a cara do Noma Sushi, com duas unidades na capital de Santa Catarina. Fotos: Divulgação

Para quem pretende visitar Santa Catarina e passar por Florianópolis, uma experiência que pode surpreende os olhos e o paladar é o Noma Sushi, no Centro da ilha. O local está inserido em uma construção que antes abrigava um antiquário e herdou da antiga ocupação muitos elementos que compõe os ambientes.
A casa segue uma decoração contemporânea industrial, inspirada no estilo street art, em um ambiente descolado e com ares de galeria de arte. Todo o projeto do restaurante é assinado pelas arquitetas Amanda Sayuri e Clara Machado e foi acompanhado nos detalhes pelo empresário e proprietário do empreendimento Ivo Pires.
As obras tomam conta do espaço, desde a entrada até a parte externa. Todas as artes são assinadas por artistas locais de renome, que carregam estilos únicos. As peças trazem as ilustrações gráficas e geométricas do pintor paulistano Julian Gallasch, que escolheu Santa Catarina como casa. O hall de entrada do Noma conta com a arte de Bela Teixeira, artista conhecida por suas pinceladas abstratas com vasta gama de cores. A pintura percorre do piso ao teto e quando colocada sob a luz negra, ilumina a entrada com cores vibrantes.
A descolada faixada da casa e o famoso “beco”, que faz parte do ambiente externo do restaurante, tiveram arte assinada por Paulo Gôvea, carregadas de tendências urbanas. O pintor trouxe referências da cultura popular japonesa, com uma gueixa e pixos que despertam os olhares de quem passa por ali. Na parte dos fundos, ele optou por referências a realidade caótica de Tóquio, com bastante grafite em um estilo mais carregado.
O lado artístico também é muito bem explorado nas louças que compõem os pratos. Os itens são criações da ceramista Lica Takahashi e tem na delicadeza seu principal trunfo. A artista japonesa produziu as peças exclusivamente para o Noma, com processo de produção manual.

Outra unidade

As inspirações artísticas também se estendem na segunda unidade do restaurante, localizado na badalada praia de Jurerê Internacional. A decoração desta unidade é inspirada na tonalidade millennial pink, conhecida pelos tons róseos, que vão desde as cadeiras até o bar. A escolha da matiz vai muito além de uma simples decoração sofisticada, ela remete à uma sensação nostálgica de infância e surge com uma ressignificação do rosa.
Próximo aos banheiros, quem passa pela casa se depara com mais uma obra da artista local Bela Teixeira. A instalação artística “Peacefull Volcano” carrega pinceladas abstratas e que reluzem sob a luz negra.  A parte externa do Noma Jurerê conta com um deck descolado e com pontos de luz que trazem charme ao teto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!