i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

  • PorFernanda Massarotto*
  • 08/12/2019 05:30
Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução
Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução| Foto:

Polêmico, irônico, singelo, animalista, saudosista. Há para todos os gostos. O Natal é, para muitos, a festividade mais esperada do ano. Principalmente para os “vitrinistas” que podem usar e abusar da criatividade para enfeitar lojas, showrooms e até museus. Em tempos de globalização, polarização e temáticas ambientais, a boa e velha árvore ainda resiste como o grande símbolo do espetáculo natalino. Luzes, contos e lembranças históricas também se fazem presente na decoração natalina da temporada 2019. Apesar do tom “dark” e catastrófico adotado por alguns, a magia do Natal ainda é imbatível e a esperança por um mundo melhor revive nos contos de fada e nas tradições locais.

Tate Britain (Londres)

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Nada de singelas árvores de Natal. E  nem mesmo presépios. A fachada da austera galeria Tate Britain, em Londres, abre a sua temporada natalina com trovoadas, pássaros tropicais, enxame de mosquitos e muita neve que se derrete pelas escadarias. Um projeto onde a iluminação, os elementos sonoros e os objetos causam grande impacto. A fachada do edifício não evoca esperança mas o pesadelo de como seria o nosso dia-a-dia após o apocalipse. A instalação assinada pela artista britânica Anne Hardy nada tem a ver com a de seus colegas Tracey Emin e Cornelia Parker que, há dois anos, decoraram a galeria com as tradicionais árvores de Natal. Uma decoração decididamente menos cristã e mais pagã.

Saks Fifth Avenue e Disney (Nova York)

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundoÉ Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

A loja de departamentos americana Saks, na Quinta Avenida, em Nova York, celebra o Natal de 2019 com os personagens do filme Frozen 2: O Reino do Gelo. O mundo mágico da Disney decora as seis vitrines apresentando a extraordinária viagem de Elisa em busca de seus poderes com a ajuda dos personagens Olaf, Anna e Kristoff. Para os amantes do longa-metragem infantil, a Saks organizou no nono andar uma exposição interativa onde os visitantes podem reviver as aventuras de Elsa na Floresta Encantada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Saks Fifth Avenue (@saks) em

Boutique Dolce Gabbana (Milão)

Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução
Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução

Um dos passeios preferidos dos italianos — de norte a sul do país — durante o período pré-natalino é visitar (e comprar) as feirinhas de Natal. Os estilistas Stefano Gabbana e Domenico Dolce então decidiram recriar — com antecedência — a atmosfera que se respira nos chamados “mercatini” (mercados) dentro da boutique de Corso Venezia 7, bem no centro de Milão.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

As vitrines e os espaços internos foram transformados em um grande mercado. Barraquinhas e carrinhos, na melhor versão D&G, recriam a atmosfera das feiras de rua da região da Sicília, no sul do país. Ao invés de doces e peças de artesanato, o mercado de Natal D&G oferece aos clientes óculos, lenços, echarpes, camisetas, bolsas, tênis além das bonecas Dolls, que encantam o público infantil.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Há produtos para todos os gostos, inclusive acessórios para a casa, velas em vasos de cerâmica é claro produtos alimentares típicos como o panetone.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Brown Thomas (Dublin)

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Bem-vindos a bordo. O Natal já chegou à estação da Brown Thomas que faz uma homenagem aos áureos tempos das ferrovias. Cada uma das oito vitrines da loja de departamentos irlandesa emoldura cenas natalinas vividas nos vagões de um trem. A elegância de uma mulher em trajes de gala que bebe champanhe no vagão restaurante contrasta com pureza e inocência de crianças que se preparam para dormir à espera do Papai Noel.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundoÉ Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Galeries Lafayette (Paris)

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo
| VOISIN Thibaut

Famosa por suas imponentes árvores de Natal, a Galeries Lafayette traz o maravilhoso mundo das abelhas para comemorar os festas de fim de ano. A mais tradicional das lojas de departamentos francesas se transformou em uma grande colmeia. Abelhas estilizadas em tamanho gigante circundam uma deslumbrante árvore de Natal iluminada no centro da galeria. Nas onze vitrines, o zum-zum é ganha vida por meio de cenários pitorescos: abelhas preparam a ceia de Natal, se enfeitam para a grande festa enquanto a rainha se embeleza  arrumando o cabelo e fazendo as unhas.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Showroom Moroso (Milão)

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

A instalação “Anomalye na estória” é a fábula de Natal concebida por Dragana Sapanjos para decorar o showroom da marca de mobiliário italiana Moroso. Ironia pura. Esse é o tom dado pela artista croata ao exibir um trenó revirado, feito da estrutura do sofá Bohemian, de Patricia Urquiola, e no lugar das renas, quatro pufes da linha Anomaly, do grupo Front.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

A história natalina contada por Dragana retrata um bom velhinho que no caminho para entregar os presentes de Natal, passa pelo showroom da Moroso e diante da beleza das produtos, das cores e dos tecidos, se distrai e acaba literalmente aterrissando na vitrine.

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

LEIA TAMBÉM

Renomada escola de Milão lança curso de design no Brasil

Pantone 2020: calma e confiança descrevem a cor tendência para o próximo ano

Ambientes pequenos: ideias para decorar a casa para o Natal sem perder espaço

Árvores de Natal ganham decorações inusitadas que vão além do tradicional verde, vermelho e dourado

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.