Decoração

É Natal! Criatividade inusitada marca decoração das vitrines pelo mundo

Fernanda Massarotto*
08/12/2019 11:30
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Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução

Polêmico, irônico, singelo, animalista, saudosista. Há para todos os gostos. O Natal é, para muitos, a festividade mais esperada do ano. Principalmente para os “vitrinistas” que podem usar e abusar da criatividade para enfeitar lojas, showrooms e até museus. Em tempos de globalização, polarização e temáticas ambientais, a boa e velha árvore ainda resiste como o grande símbolo do espetáculo natalino. Luzes, contos e lembranças históricas também se fazem presente na decoração natalina da temporada 2019. Apesar do tom “dark” e catastrófico adotado por alguns, a magia do Natal ainda é imbatível e a esperança por um mundo melhor revive nos contos de fada e nas tradições locais.

Tate Britain (Londres)

Nada de singelas árvores de Natal. E  nem mesmo presépios. A fachada da austera galeria Tate Britain, em Londres, abre a sua temporada natalina com trovoadas, pássaros tropicais, enxame de mosquitos e muita neve que se derrete pelas escadarias. Um projeto onde a iluminação, os elementos sonoros e os objetos causam grande impacto. A fachada do edifício não evoca esperança mas o pesadelo de como seria o nosso dia-a-dia após o apocalipse. A instalação assinada pela artista britânica Anne Hardy nada tem a ver com a de seus colegas Tracey Emin e Cornelia Parker que, há dois anos, decoraram a galeria com as tradicionais árvores de Natal. Uma decoração decididamente menos cristã e mais pagã.

Saks Fifth Avenue e Disney (Nova York)

A loja de departamentos americana Saks, na Quinta Avenida, em Nova York, celebra o Natal de 2019 com os personagens do filme Frozen 2: O Reino do Gelo. O mundo mágico da Disney decora as seis vitrines apresentando a extraordinária viagem de Elisa em busca de seus poderes com a ajuda dos personagens Olaf, Anna e Kristoff. Para os amantes do longa-metragem infantil, a Saks organizou no nono andar uma exposição interativa onde os visitantes podem reviver as aventuras de Elsa na Floresta Encantada.

Boutique Dolce Gabbana (Milão)

Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução
Foto: Instagram/Dolce&Gabbana/Reprodução
Um dos passeios preferidos dos italianos — de norte a sul do país — durante o período pré-natalino é visitar (e comprar) as feirinhas de Natal. Os estilistas Stefano Gabbana e Domenico Dolce então decidiram recriar — com antecedência — a atmosfera que se respira nos chamados “mercatini” (mercados) dentro da boutique de Corso Venezia 7, bem no centro de Milão.
As vitrines e os espaços internos foram transformados em um grande mercado. Barraquinhas e carrinhos, na melhor versão D&G, recriam a atmosfera das feiras de rua da região da Sicília, no sul do país. Ao invés de doces e peças de artesanato, o mercado de Natal D&G oferece aos clientes óculos, lenços, echarpes, camisetas, bolsas, tênis além das bonecas Dolls, que encantam o público infantil.
Há produtos para todos os gostos, inclusive acessórios para a casa, velas em vasos de cerâmica é claro produtos alimentares típicos como o panetone.

Brown Thomas (Dublin)

Bem-vindos a bordo. O Natal já chegou à estação da Brown Thomas que faz uma homenagem aos áureos tempos das ferrovias. Cada uma das oito vitrines da loja de departamentos irlandesa emoldura cenas natalinas vividas nos vagões de um trem. A elegância de uma mulher em trajes de gala que bebe champanhe no vagão restaurante contrasta com pureza e inocência de crianças que se preparam para dormir à espera do Papai Noel.

Galeries Lafayette (Paris)

Famosa por suas imponentes árvores de Natal, a Galeries Lafayette traz o maravilhoso mundo das abelhas para comemorar os festas de fim de ano. A mais tradicional das lojas de departamentos francesas se transformou em uma grande colmeia. Abelhas estilizadas em tamanho gigante circundam uma deslumbrante árvore de Natal iluminada no centro da galeria. Nas onze vitrines, o zum-zum é ganha vida por meio de cenários pitorescos: abelhas preparam a ceia de Natal, se enfeitam para a grande festa enquanto a rainha se embeleza  arrumando o cabelo e fazendo as unhas.

Showroom Moroso (Milão)

A instalação “Anomalye na estória” é a fábula de Natal concebida por Dragana Sapanjos para decorar o showroom da marca de mobiliário italiana Moroso. Ironia pura. Esse é o tom dado pela artista croata ao exibir um trenó revirado, feito da estrutura do sofá Bohemian, de Patricia Urquiola, e no lugar das renas, quatro pufes da linha Anomaly, do grupo Front.
A história natalina contada por Dragana retrata um bom velhinho que no caminho para entregar os presentes de Natal, passa pelo showroom da Moroso e diante da beleza das produtos, das cores e dos tecidos, se distrai e acaba literalmente aterrissando na vitrine.

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