Tendência

Decoração

Neo Mint, cor do ano 2020, cria ponto de impacto em decoração de apartamento

Daliane Nogueira
29/05/2020 19:00
Thumbnail

Projeto da arquiteta Larissa Lóh tem um painel na cor Neo Mint, que se destaca na decoração da sala.

O Neo Mint, um tom de verde pastel que traz sensação de tranquilidade, é a aposta da WGSN como cor do ano 2020 e já figura em composições de decoração. É o caso deste apartamento localizado em Curitiba, projetado pela arquiteta Larissa Lóh. Ela usou o Neo Mint para criar um ponto de impacto na sala de estar, sem que isso implicasse em alto investimento para os moradores.
“A cor escolhida, além de trazer frescor para o ambiente, é clean e é o par perfeito para móveis de linhas simples e formas arquitetônicas. Usada junto a tons da mesma paleta, forma um ambiente futurista, sem cair no óbvio”, aponta a arquiteta.
O ponto destacado vem desde a porta de entrada e segue na parede lateral da sala de estar. O efeito desejado com esta técnica foi ocultar a porta, trazendo o olhar para a parede de cor marcante.
Para dar ainda mais destaque, a arquiteta sugeriu o uso de boiseries, aquelas molduras clássicas. “Neste projeto aplicamos molduras prontas de polipropileno na parede de alvenaria”, explica Larissa. De acordo com ela, este é um elemento clássico que foi retomado recentemente. “Nesta situação, em um ambiente com elementos contemporâneos, ela traz um equilíbrio entre clássico e moderno. A pintura verde acentua esta relação”, pontua.

Mobiliário contemporâneo

Quando combinado com o preto, o Neo Mint confere um ar mais contemporâneo ao ambiente. Foi essa a ideia com a criação do aparador da TV, desenhado pela arquiteta, usando a combinação de ferro e madeira. “Foi pensado como um móvel solto que pode ser utilizado em outro ambiente, o que também é uma tendência”, destaca Larissa.
Na prateleira, uma obra de arte do artista curitibano Jorge Torres Galvão ganhou destaque e, para trazer mais vida ao ambiente, diversas plantas de fácil manutenção foram usadas na decoração. “Dessa forma, exploramos bem a paleta em tons de verde”, diz a arquiteta.
Na sala de jantar a ideia foi utilizar mobiliário solto neutro para dar unidade ao ambiente que é integrado à sala de estar. O painel de madeira esconde a churrasqueira nos momentos em que não estiver sendo usada. O aparador preto funciona como apoio tanto para a mesa como para a churrasqueira. Junto à mesa, o painel em macramê da artista Bruna Galiano revela um trabalho de tecelagem manual que está super em alta. “Elementos rústicos e artesanais também geram um contraste super interessante com o Neo Mint”, finaliza Larissa.

Iluminação

O apartamento não possuía gesso, então para acelerar a obra, ganhar altura no pé direito e reduzir custos, os moradores optaram pelo sistema de spots aparentes e iluminação direcionada na parede, o que resultou em uma iluminação técnica atendendo a todas as necessidades do casal.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!