Matéria-prima

Decoração

Marca gaúcha lança móvel planejado impermeável e 100% reciclável

Sharon Abdalla
16/11/2020 10:00
Thumbnail
O futuro é sustentável. A máxima que ganha cada vez mais espaço na indústria já é realidade, também, dentro das residências. E depois das linhas de móveis soltos e dos objetos de decoração, agora é a vez do mobiliário planejado avançar na temática com peças que têm a reciclagem como uma de suas premissas.
A marca Noca Móveis, do grupo gaúcho Sierra, é uma das que investem no propósito. Após quatro anos de testes, ela apresenta ao mercado linhas de ambientes planejados residenciais e corporativos feitos em polyvinyl, material que promete maior durabilidade, resistência e sustentabilidade aos móveis de cozinhas, dormitórios, home office, banheiros, lavanderias e consultórios, entre outros ambientes.
"Falando de uma forma leiga, o polyvinyl é um tipo de PVC, cuja base é quase 60% composta por cloreto de sódio. O sal de cozinha é muito mais fácil de se encontrar [na natureza] do que a madeira, mesmo que ela seja proveniente de reflorestamento. [O material] também é 100% reciclável. Se você quiser trocar de móvel daqui a cinco anos, por exemplo, ele volta para a fábrica, é triturado e transformado em componentes para a produção de um novo", explica Carlos Eduardo Dal Vesco, gerente comercial da marca.
Além disso, segundo ele, o material é impermeável, não propaga chamas e é bactericida, o que contribui para a saúde de pessoas alérgicas e também como solução de armazenamento para casas litorâneas, que costumam sofrer com mofo e bolor.
"Ele se torna polivalente, pois é um produto que traz muitos benefícios para a saúde e a segurança, além do estético. É um material muito leve, extremamente resistente e para o qual conseguimos criar padrões de revestimentos que imitam madeira, o que esteticamente torna-o muito similar ao produto em MDF ou MDP, sendo de 10% a 15% mais barato [em relação a eles]", aponta Dal Vesco.
Atualmente a Noca Móveis conta com lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Para os próximos meses, está prevista a chegada da marca em novas praças, como Belém (PA) e Indaiatuba (SP). Até o final de 2021, a marca planeja abrir 50 novas lojas em todo o Brasil. O Grupo Sierra também possui a patente da tecnologia, registrada em 37 países.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!