Decoração

5 novos cafés com decoração exuberante para conhecer em Curitiba

Stephanie D'Ornelas*
02/02/2018 22:03
Thumbnail

Decoração da confeitaria Lili Oui Sucre remete às casas de chá francesas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Que tal aproveitar o fim de semana para conhecer cafés que abriram as portas recentemente em Curitiba e que se destacam pela decoração encantadora? A HAUS selecionou alguns espaços novos na cidade que são uma delícia também para os olhos. Confira!

Orna Café

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A inauguração do café da Bárbara, Débora e Julia Alcântara, irmãs e blogueiras do Tudo Orna, foi sucesso de público no último sábado (27). Com capacidade para receber até 70 pessoas, o Orna Café transborda a cultura curitibana nos traços arquitetônicos e design de interiores. O projeto é assinado pelas arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura.
Foto: Tudo Orna/Reprodução
Foto: Tudo Orna/Reprodução
A fachada foi inspirada no Memorial de Curitiba, marco da cidade no Largo da Ordem. Há várias referências à cidade no interior, com inspirações nos postes de iluminação de rua usados nos anos 1970, araucárias e pontos turísticos.
Foto: Tudo Orna/Reprodução
Foto: Tudo Orna/Reprodução
“O propósito da nossa marca é projetar a cidade de Curitiba. A maioria dos cafés e bares da cidade tem inspirações em outras cidades e países, e quisemos valorizar o que a gente tem na nossa cidade, nossa cultura, pontos turísticos”, pontua Débora.
Foto: Tudo Orna/Reprodução
Foto: Tudo Orna/Reprodução
As luminárias do café remetem ao Jardim Botânico. Todos os detalhes foram pensados para que os clientes possam ter uma experiência gastronômica e, ao mesmo tempo, “instagramável”. Os tons do interior são claros e o design segue uma linha minimalista. Móveis coloridos se destacam neste ambiente, como os sofás de veludo azul marinho no mezanino, luminárias douradas e tampos rosa.
SERVIÇO| O Orna Café está localizado na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 943, no bairro Batel. Aberto de segunda a sábado, das 11h às 20h.

Doppio Caffè e Vino

Foto: divulgação
Foto: divulgação
No último mês de agosto, o empório Família Scopel, tradicional loja de vinhos e queijos existente há mais de 30 anos em Curitiba, inaugurou um espaço para que os clientes pudessem desfrutar ainda mais do ambiente colonial da loja. É o Doppio Caffè e Vino, café que mescla a arquitetura dos casarões antigos com o design contemporâneo, projetado pelos arquitetos do escritório Belotto Scopel Tanaka Arquitetura.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
O projeto do café valoriza e destaca características da arquitetura já existente no casarão em que o empório está instalado. Para isso, foi usada uma estrutura metálica com fechamento em vidro, material neutro que se integra ao edifício existente. Um anexo de 48 m² foi construído exclusivamente para abrigar o novo estabelecimento.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
A construção em que funciona o empório é antiga e tem características coloniais. Os arquitetos estimam que o prédio seja datado da década de 1950.
SERVIÇO| O Doppio Caffè e Vino está localizado na Av. Anita Garibaldi, 1047, no Ahú. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Lili Oui Sucre

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
A confeitaria Lili Oui Sucre, aberta há cinco meses, tem o requinte das casas de chá de Paris. A arquiteta Samara Barbosa foi a responsável por garantir a delicadeza do ambiente desejada por Lilian e Fernanda Silva, proprietárias do negócio. “A gente queria um estilo fofinho e rebuscado. Um ambiente aconchegante, que as pessoas desejem passar mais tempo”, diz Lilian.
Decoração da confeitaria Lili Oui Sucre remete às casas de chá francesas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Decoração da confeitaria Lili Oui Sucre remete às casas de chá francesas. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Paredes cobertas por papel de parede rosa, lustres de cristal e cadeiras estilo capitonê se destacam no visual da confeitaria que lembra os cafés franceses.
SERVIÇO| O Lili Oui Sucre está localizado na Rua São Vicente, 77, no bairro Juvevê. Aberto de terça a sábado, das 13h30 às 18h30.

Go Coffee

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
O Go Coffee, em funcionamento há pouco mais de três meses, é pequeno e aconchegante. Com espaço para 16 pessoas sentadas, ele foi pensado para o estilo to go, com opção para viagem ou uma pausa rápida. O arquiteto André Henning, responsável pelo projeto e um dos sócios do estabelecimento, apostou na decoração minimalista com elementos artísticos, como o desenho de pássaros no espelho feito pela artista plástica paranaense Daniele Henning.
A atmosfera do café é de um refúgio em meio à cidade, contraste que foi transmitido também através das cores que predominam no café, o verde e o preto. O uso do verde, aliada ao uso de plantas na parte interna, foi escolhido para trazer conforto aos clientes que preferirem ficar no local e sentar em uma das cadeiras, banquetas ou no sofá em lona verde. O mobiliário com madeira de demolição completa o efeito rústico e industrial do espaço.
SERVIÇO| O Go Coffee está na Av. Vicente Machado, 476, loja 1, Centro. Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30 e sábado das 7h30 às 13h30.

Papôla

Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução
O Papôla é um café e bistrô encantador que funciona em uma pequena casa no Juvevê. Há plantas decorando todo o ambiente, do chão ao teto. “É só olhar pro teto e perceber o quanto as plantas dão vida e acolhimento a esse nosso lugarzinho. Volta e meia nos perguntam se elas dão muito trabalho e, bom… Elas dão. Mas elas cuidam da gente muito mais”, contam os responsáveis pelo café no Facebook da marca.
Foto: Instagram/Reprodução
Foto: Instagram/Reprodução
Móveis de madeira e paredes escuras criam um clima aconchegante para almoçar, tomar um café ou apreciar os brunchs de sábado.
SERVIÇO| O Papôla está localizado  Rua Barão dos Campos Gerais, 355, loja 38, no Juvevê. Aberto de segunda a sexta das 10h30 às 19 horas e sábado das 9 às 16 horas.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!