Decoração

Passo a passo para renovar a parede

HAUS
19/04/2016 01:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Basta mudar a cor de uma das paredes para dar um novo ar ao ambiente. O vermelho, o azul, o roxo ou mesmo o amarelo renovam as energias de qualquer cômodo! Fazer esse serviço por conta própria não é difícil, mas requer paciência e vários cuidados. Confira algumas dicas que deixam a tarefa de pintar mais divertida e menos trabalhosa!
LEIA TAMBÉM
Fazendo as compras
Escolha com cuidado a cor que vai ser usada na parede. Ela pode ser fosca, acetinada ou brilhante, e isso vai da preferência de cada um. A Suvinil dá a dica de dar preferência para produtos à base de água, porque são mais fáceis de manusear e não deixam cheiro. Calcule a quantidade necessária e tome o cuidado de comprar latas de tinta do mesmo lote – lotes diferentes podem ter pequenas diferenças de cor!
Se possível, teste as cores no ambiente antes de pintar tudo. Algumas marcas vendem kits com pequenas quantidades de tinta para fazer essa prévia.
Não se esqueça de comprar o que vai proteger o chão e os rodapés: fita crepe, papel alumínio e papelão ondulado são os mais indicados. Lixa para a parede, massa corrida, pincel e rolo também são importantes.
Arrume o espaço antes de começar
Em primeiro lugar, prepare a superfície a ser pintada. As paredes devem ser lixadas de acordo com cada tipo de superfície, para não deixar marcas ou ranhuras.
Depois, remova o pó com uma escova, vassoura de pelo ou pano úmido. Para finalizar, aplique o selador que faz com que toda a área receba tinta de forma igualitária. Em seguida, passe a massa corrida. Essa ordem irá compactar a superfície e garantirá uniformidade para a pintura.
Forre o chão com o papelão ondulado. Ele é mais indicado para a proteção porque absorve a tinta rapidamente – o que impede pequenos acidentes, como pisar em cima e sujar o resto do chão. A fita crepe serve para proteger os batentes das portas e os rodapés, e o papel alumínio protege as maçanetas.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Passando a tinta
Hora de por as mãos na massa. Fique atento às indicações da lata e dilua a tinta conforme essas instruções. Coloque a tinta no recipiente e molhe o rolo, retirando o excesso do produto. Desenhar um “M” ou “N” na parede de acordo com o tamanho da área a ser pintada e preencher essas letras ajuda a espalhar melhor as tintas. Pinte os cantos com um pincel menor para que não tenha falhas.
Depois que a parede estiver toda pintada, deixe a tinta secar por pelo menos 4 horas. Se o dia estiver úmido ou chuvoso, o ideal é deixar o produto secar por 8 horas. Se for necessário, aplique mais uma demão para neutralizar eventuais diferenças de pintura.
Ao final, não se esqueça de guardar as tintas conforme as instruções da embalagem!
Dica extra
Pintar a parede pode ser uma tarefa divertida! Coloque roupas confortáveis, convide alguém para dividir a tarefa e coloque uma música pra tocar – você nem vai ver o tempo passando!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!