Decoração

Curitiba ganha nova loja de móveis e objetos autorais

HAUS
19/09/2016 19:52
Thumbnail

Fotografias autorais da Compota Edições Limitadas, que almeja tornar a arte mais acessível. A marca também cria luminárias, imãs e bandejas que servem como suportes inusitados para as fotografias. Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (19) abre em Curitiba a Ôda Design Club, home store que reunirá o melhor da produção em design, decoração, moda e arte.
O novo espaço traz uma seleção impecável de produtos de marcas nacionais e algumas inéditas na capital paranaense, como Compota, Outra Oficina, Eric Ennser e Mangata Design.
A store vai funcionar na Rua Prudente de Moraes, 1.239, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A loja é resultado das pesquisas e viagens da empresária Ticiana Martinez, que desenvolveu ao longo de 15 anos uma grande intimidade com o design de moda e suas vertentes. “A ideia é presentear Curitiba com um espaço contemporâneo e urbano. Queremos compartilhar com a cidade achados que faço a cada viagem, desbravando o mundo dos ateliês, oficinas e galpões de design”, conta.
É a própria Ticiana quem assumiu a tarefa de fazer a curadoria de novos expoentes do design para compor o mix da Ôda. São marcas independentes ou profissionais de uma geração que trabalha os produtos de forma criativa, sustentável e autoral.
Além de objetos de decoração, fotografias, gravuras, móveis e um espaço fashion que dialoga com o design, a Ôda apresentará o conceito de urban jungle, em parceria com a Florista Viajante – da designer curitibana Cristiana Prante, que criou uma floricultura móvel em um simpático fusquinha.
O imóvel de 80 m² que abrigará a loja foi totalmente reformado para valorizar cada detalhe e produto. A assinatura é do arquiteto e designer Marcos Novak, que privilegiou o acabamento industrial e uma cenografia aconchegante.

Descubra as principais marcas que terão produtos na Ôda

Outra Oficina

O Estúdio Outra Oficina surgiu da parceria entre os amigos Leo Capote e Marcelo Stefanovicz em 2013. Sua linguagem e grande diferencial se faz presente no trabalho com sobreposições, junções, fragmentações e busca pela mistura de materiais que são objetos do cotidiano e adquirem uma nova função, com ar irônico e bem humorado, transitando em entre o design e a arte.

Compota Edições Limitadas

A Compota Edições Limitadas quer tornar a arte mais acessível e promover a cultura brasileira por meio de fotografias autorais, certificadas e numeradas, garantindo um produto de qualidade à partir de valores acessíveis. A Compota também cria luminárias, imãs e bandejas que servem como suportes inusitados para fotografia.

Mangata Design

Tendo como maior referência o concretismo e o neo-concretismo brasileiros, Christiane Rubio transforma projetos arquitetônicos em pequenas esculturas luminosas. As luminárias desenvolvidas na Mangata são peças minimalistas, concebidas por meio de estudos de dobras e geometrias. A escolha das pedras como matéria-prima principal surgiu de um questionamento sobre a obsolescência programada que o mercado e a indústria vêm praticando desde os anos 1930, nos forçando consumir mais e descartar mais resíduos.

Florista Viajante

Tornar a vida mais bela, fértil e colorida é o objetivo da Florista Viajante, que distribui as mais diversas flores e plantas através de um inovador conceito de floricultura móvel, arte floral e botânica sob encomenda. Com um olhar moderno e despretensioso, a Florista Viajante leva mais vida, cores e encantamento para o dia a dia.

Eric Ennser

A ideia de fazer algo à mão estava sempre presente e acompanhada de muita diversão para Eric Ennser. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, o designer sempre correu atrás do sonho da infância de criar o inexistente. Suas peças em madeira, do mobiliário às luminárias e skates, traduzem o contemporâneo de forma minimalista e natural.

Nicole Toldi

Elegante, translúcida e fina, a porcelana crua ilumina. Brancas e repletas de texturas inusitadas as peças têm personalidade própria. Na linha de produtos Nicole Toldi, cada peça é exclusiva. A cada tiragem, os moldes que originam as peças recebem novas intervenções, resultando em uma impressão distinta no acabamento e garantindo que nenhuma peça seja igual a outra.

Il Casalingo

Caseiro, de casa, feito em casa. O design italiano de Il Casalingo se inspira no dia a dia de quem gosta de passar ótimos momentos em casa, com amigos, família ou até sozinho. Da cozinha aos móveis e utilidades, a marca leva criatividade e funcionalidade para todos os cômodos da casa.

Cosi Home

A dupla de designers Julie Couto e Gabi Lorenzetti  se conheceu quando assinava uma famosa marca feminina e usa de sua experiência com a moda para criar produtos de decoração cheios de charme. Tradicional e clássico não entram no  vocabulário da Cosi Home.  Pratos, almofadas, jogos americanos, luminárias, mantas são cool, bem humorados e cheios de estilo. Detalhe é a palavra de ordem. A marca é perfeita para quem não tem medo de misturas inusitadas e quer sair do lugar comum, a Cosi Home traz em seu DNA criatividade, charme e graça para tornar o dia a dia mais leve e encantador.

Heloisa Galvão

Extremamente leve e sofisticada,  a porcelana de Heloisa Galvão traz leituras emocionais a partir de fotos e materiais como tecido e papel.  A designer cria utensílios de cozinha e vasos com bordas irregulares e espessuras bem finas, suas marcas registradas.

Cisco

A Cisco desenvolve almofadas em tecido 100 % algodão reciclado que resgatam processos e técnicas de ofício em produções autorais e com parcerias. O Block Printing, considerado um dos processos manuais mais antigos de estamparia, é uma técnica que utiliza matrizes gravadas em madeira para a criação de estampas padronadas para bases têxteis. A Cisco utiliza, além da madeira, outros materiais como o linóleo com o intuito de explorar novas texturas e detalhamentos.

Guria Marcenaria Fina

Em sua pequena marcenaria, a guria Juliana Bello Schlichting cria peças autorais artesanalmente, prezando por um traço limpo e ousado. Sempre buscando um design que corresponda ao contemporâneo estilo de vida, com o máximo de funcionalidade e esteticamente desejável.

LEIA TAMBÉM

Paulo Mendes da Rocha ganha Prêmio Imperial do Japão

Dez formas de usar cômoda bombê na decoração

Em Nova York, OSGEMEOS apresentam primeira exposição solo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!