Decoração

Oito dicas para acertar na escolha do sofá e do tapete

textos: Eloá Cruz
19/03/2016 01:00
Thumbnail

Tons parecidos, pertencentes à mesma família cromática, ajudam a harmonizar o ambiente. A opção é deixar a cor para os detalhes, como as almofadas da foto. Jab Forniture/Divulgação

1. Conforto é imprescindível
Quando se pensa em sofá, o conforto é um dos critérios mais importantes. Preste atenção na altura do assento (se é fácil de sentar e levantar), se tem braço para servir de apoio, na altura do encosto, na forma como o móvel abraça o corpo, no material que o recobre. E se o sofá for colocado em uma sala de tevê, é bom verificar se há como instalar uma chaise ou pufe.
2. Escolha do material
Isso depende do lugar onde ficará o móvel, a cidade onde você mora, se você tem ou não crianças em casa. O couro, por exemplo, é excelente, pois facilita a limpeza e é resistente à água, mas é frio e liso, tornando-se desconfortável em dias quentes. Outros materiais indicados são suede e linhos, de grande durabilidade.
3. Tamanho ideal
O tamanho do sofá depende das dimensões do ambiente. Em um cômodo grande, com mais de 40 m², sofás de 2,4 metros funcionam muito bem. Já para lugares com até 20 m², o móvel precisa ser menor. A recomendação é que sobre 40 cm entre a lateral do sofá e a parede (para não parecer espremido no canto), além de prever espaço para a circulação.
4. Estrutura de boa qualidade
Faça a manutenção do sofá a cada 10 anos. A espuma ou o tecido precisam ser trocados, pois  deterioram com o tempo e a impermeabilização é recomendável principalmente para quem tem crianças ou animais em casa. Entre as estruturas mais encontradas, tanto a de madeira reflorestada, quanto a de metal, têm boa durabilidade.
5. Cores e texturas
Como você tende a ter um sofá por mais tempo, cuide ao escolher sua cor e textura. Cores como preto, branco, cinza e tons de fendi são mais fáceis de ser combinados com o restante da decoração. Aí vale brincar um pouco no tapete.  Os tapetes sintéticos, normalmente de náilon, são os mais usados, adequam-se a qualquer ambiente e decoração e podem ser fabricados sob medida em diversos modelos e cores. Para deixar o ambiente mais fresco, o ideal é escolher os tapetes com fibras mais baixas e de cores claras, que ampliam e dão a sensação de um local mais arejado.
A composição trabalha o contraste entre tapete sóbrio e sofá colorido. A ligação se dá pelos outros elementos da decoração, que conversam com os dois tons.<br>Jab Forniture/Divulgação
A composição trabalha o contraste entre tapete sóbrio e sofá colorido. A ligação se dá pelos outros elementos da decoração, que conversam com os dois tons.<br>Jab Forniture/Divulgação
6. Saber ousar
Para ser ousado, sem deixar o ambiente pesado, escolha um sofá com um desenho diferente. A cor pode ficar no tapete, já que tons fortes em peças grandes chamam muita atenção e podem fazer você enjoar rápido da decoração.
7. Combinar tudo não é regra
Combinar o sofá com o tapete e cortina não é regra. Se a proposta é usar um sofá como destaque em um ambiente, ele deve ser de uma cor diferente ou com um design diferente. Da mesma forma, o tapete não deve combinar com a cortina. “Se os três estiverem na mesma tabela de cor, como tons de cinza, o ambiente fica harmonioso. Porém, se tivermos um espaço mais neutro e um sofá na cor amarelo, também fica bom, pois ele se destacará”, diz Caetano Nigro, da Bender Arquitetura.
8. Lugar de tapete
Eles aparecem em praticamente todos os cômodos, porém, a escolha do material torna-se essencial nesse momento. Em quartos e salas, os tapetes podem ajudar a criar um ambiente confortável e acolhedor. Já em ambientes como banheiros e cozinhas, o ideal é escolher peças antiderrapantes e que isolem a temperatura do piso frio.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!