Do It Yourself

Decoração

Antes e depois: orçamento enxuto e muito faça você mesmo dão vida nova à sacada

Sharon Abdalla
05/06/2020 16:38
Thumbnail

Foto: Arquivo pessoal

Atire a primeira pedra quem não quis colocar a mão na massa e fazer uma reforma ou pequena mudança em casa na quarentena. Para a publicitária Renata Ramon, o objeto de desejo da transformação era a sacada que, apesar da bela vista, precisava de melhorias para se tornar mais aconchegante.
O primeiro passo foi investir no fechamento em vidro, executado por uma empresa especializada, que protege o espaço das intempéries e garante mais conforto térmico. Depois, foi a "mão na massa" quem deu as caras para transformar o espaço.
O antes da sacada. Foto: Arquivo Pessoal
O antes da sacada. Foto: Arquivo Pessoal
"A sacada estava bem deteriorada. Mas o que me levou, mesmo, a fazer [a mudança] era uma faixa de pastilha marrom do parapeito, que me incomodava muito", conta Renata, que fez do projeto seu primeiro Do It Yourself.

Planejamento

Para executá-lo, ela selecionou referências de conteúdos que acompanha em canais como Pinterest e em perfis de influencers de decoração, como o curitibano Matheus Ilt, e acrescentou ideias que solucionassem necessidades e desejos que tinha para o espaço.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Um deles é o banco feito com chapas de pinus que, além de assento, serve de nicho para abrigar a churrasqueira. "Inicialmente pensei em um banco baú. Mas optei pelo nicho porque tenho a ideia de ter um animalzinho de estimação e ali vai ser o local da caminha", conta.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Outra de suas invenções é o suporte de plantas feito com uma grelha de ralo de ferro fundido, quatro correntes com 40 cm, quatro mosquetões e o mesmo número de ganchos fixos no teto.

Cor e reutilização

O destaque do espaço, no entanto, está na cor. Em tom de rosa envelhecido, ela aparece na pintura em meia parede e nos móveis de que Renata já dispunha, como a mesa e os bancos, em contraste com o verde das plantas.
Para a decoração, a aposta foi em quadros e artesanatos que já faziam parte do acervo da publicitária e nas pedras brancas de jardim, que dão acabamento a uma antiga floreira fechada que serve de apoio para a churrasqueira quando ela está em uso.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
"É uma sensação de empoderamento muito legal. Tem falhas [na execução], mas é bacana olhar para elas e dizer 'fui eu que fiz'. Já estou planejando a próxima, que será no quarto e home office. Agora acho que posso fazer tudo", conta ela, encorajando quem pensa em se aventurar no universo do Faça Você Mesmo.
A reforma da sacada foi executada integralmente por Renata durante uma semana, nos horários pré e pós-expediente. O investimento total foi de R$ 300.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!