Decoração

Organize a papelada em casa

Gazeta do Povo
01/08/2015 01:00
Thumbnail

Crédito: Freeimages

Organizaçāo anda de mãos dadas com a praticidade do dia a dia. Quando a desordem invade os papéis importantes dentro de casa, com certeza acontecerão problemas como, atraso de contas, corre-corre atrás de documentos e algum estresse.
Separamos algumas dicas para você aprender a manter o escritório no lugar. Se for a sua primeira vez organizando os papéis será um pouco trabalhoso, mas valerá a pena. O importante é criar a rotina de organização e manter.
Foto: Freeimages
Foto: Freeimages
– Primeiro elimine tudo o que não é necessário. Pergunte-se porque é preciso manter aquele papel: por razões tributárias, legais ou emocionais? O documento pode ser digitalizado? A informação contida nele é encontrada facilmente na internet? Muitas pessoas guardam anotações da escola, faculdade e curso e nunca realmente voltam a reutilizar essa informação.
– Separe os papéis por categorias. Aí vão algumas categorias possíveis: documentos pessoais, (por membro da família), documentos da casa, do carro, do banco, contas a pagar, contas pagas, garantias e manuais, recibos e notas fiscais, arquivos médicos.
– Papéis emocionais precisam de atenção especial. Os mais bonitos trabalhos escolares dos filhos, por exemplo, podem virar um mural. Os demais, podem ser compartilhados com os membros da família. Já cartas antigas podem morar em uma caixa especial.
Freeimages
Freeimages
– Revistas e jornais podem servir de inspiração para o futuro. Crie um arquivo para as revistas ou, se for o caso, recorte as páginas que lhe interessam e guarde em pastas.
– Receitas precisam de um caderno especial ou um fichário dividindo doces e salgados.
– Super dica final: tenha uma caixa, gaveta ou cestinha, estrategicamente colocada perto da entrada da casa. Deixe todos os papéis nela e quando for possível faça a triagem.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!