Dicas para organizar a lavanderia em cinco passos

Confira as dicas para manter esse espaço da casa funcional e deixá-lo livre da bagunça

Crédito: Freeimages.com

por Eloá Cruz

05/02/2017

compartilhe

De todos os espaços da casa, a lavanderia é a campeã em desorganização. A sala de estar, a cozinha, o banheiro e os quartos são áreas que convivemos muito mais todos os dias. A lavanderia, visitada com menos frequência, é o lugar da casa onde o cantinho da bagunça e o acúmulo de bugigangas está mais presente.

Mas não precisa ser assim. Com dedicação, é possível organizar essa parte da casa e otimizar ainda mais o momento da faxina – afinal, é na lavandeira que todos os produtos de limpeza ficam guardados. Confira cinco dicas para manter a área de serviço em ordem:

1 – Use cestos para separar vários tipos de roupas sujas

Na hora de colocar a roupa na máquina, facilita muito ter cestos que separem roupas claras, das sujas e coloridas. Quando todas as roupas sujas ficam juntas, o trabalho de separação demanda mais tempo. Outra dica é deixar os cestos próximos a máquina, otimizando ainda mais o serviço.

2- Prateleiras para organização

Aposte nas prateleiras e nichos para organizar os produtos de limpeza. Você pode separá-los em tipos específicos: para uso em roupas, limpeza da cozinha, chão e móveis, etc. Se houver animais de estimação e crianças pequenas, esteja atento para colocar todos esses produtos fora do alcance deles.

3- Cestinhas e ganchos

Pequenas cestas de plástico podem ficar na prateleira para organizar pequenas peças como os pregadores, sacolas plásticas e pequenos acessórios que facilitam a limpeza de roupas delicadas. Ganchos em lugares estratégicos para pendurar cabides, ou mesmo para organizar vassouras e rodos também otimizam o espaço.

4- Varal

Com a tendência do mercado em construir imóveis compactos, cada metro quadrado é valioso no espaço. E os varais, quando instalados sem planejamento, podem complicar e muito o ambiente e deixar o local lotado. Por esse motivo, escolha o melhor tipo de varal para sua lavanderia, que vai dos acessórios de chão até os retráteis de parede e teto.

5- Tábua de passar roupa

Escolha um espaço para centralizar o cesto de roupa limpa, cabides vazios, ferro e tábua de passar roupa. Com tudo próximo, a lavanderia fica funcional. Preste atenção também para que o varal não seja instalado logo acima desse espaço, pois a água das roupas que estão secando pode atrapalhar na hora de passar.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você