Decoração

Papai Noel à paisana e outras tendências de decoração para o Natal

Luciane Belin*
13/11/2019 14:05
Thumbnail

Foto: Divulgação/ Noel Decorações

Uma das datas festivas mais importantes do ano está ressignificando alguns de seus elementos mais tradicionais. A cada ano, as tendências na decoração da casa e da árvore de Natal trazem novidades que deixam para trás cores e objetos que são verdadeiros clássicos representativos desta época para dar lugar a novidades de todo o tipo.
As cores que marcaram a infância de muitos adultos de hoje, como as dobradinhas verde e vermelho ou azul e prata, por exemplo, não foram completamente deixadas de lado, mas aparecem em releituras mais sóbrias e menos marcadas, em tonalidades que harmonizam com nude, amadeirados e tons mais neutros. Os diferentes tipos de brilho e glitter, que antes dominavam a árvore, agora se sobrepõem mais discretamente a itens mais rústicos.
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
É inegável: a decoração de Natal está cada vez mais artesanal, mais natural, discreta e elegante. Neste ano, ela tem novos animais, materiais, cores e, literalmente, uma roupagem nova até para o bom velhinho.
Se você está se preparando para começar a enfeitar a sua casa para as festas, resgate aquele disco antigo da Simone e confira algumas tendências para ficar de olho em 2019.

Noel no dia a dia

Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Fazendeiro, lenhador, pescador. Você já se perguntou o que o bom velhinho faz no resto do ano, enquanto não está distribuindo presentes por aí? Algumas das versões do Noel que podem ser encontradas nas lojas neste anos estão, digamos, menos natalinas.
A aparência é facilmente reconhecida: a barba e os cabelos brancos, o semblante amigável e, eventualmente, um gorro vermelho. Mas, as roupas são outras. Segundo a gerente comercial da Noel Decorações, Solange Silva, estampas invernais, com tons mais escuros de vermelho, ou então roupas em tons champagne e dourado são algumas das características que aparecem nas roupas do Papai Noel.
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
“O tradicional vermelho e branco caiu de moda, então têm entrado estes estilos lenhadores, montanheiros, pescadores, caçadores, com roupagem com pele para neve, mais nobre e rústica, o que traz mais ternura para a árvore”, avalia.

Referências à infância

Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
É inegável que uma parcela importante da magia do Natal venha do encantamento das crianças com esta data. E isso também deve transparecer na decoração natalina em 2019, com a presença de bonecos e elementos infantis, que podem ser reaproveitados em outras épocas do ano.
“Estão sendo muito usadas as bonecas com estilo antigo, com rosto e pés de resina, olho de pontinho e roupagem mais exótica, com cabelo de tecido. É uma decoração tão interessante que pode permanecer para o dia a dia, porque não tem os elementos tão marcados do Natal”, sugere Solange.
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
Além das bonecas, elementos lúdicos e infantis estão presentes também de outras formas, conforme explica Daniela Sakurai, integrante da equipe da feira ABCasa Natal & Festas: “O Natal é uma festa muito familiar e, em famílias com crianças pequenas, muito centrado nos pequenos. Por isso, além dos presentes, os brinquedos, bonecas, carrinhos e casinhas estão presentes também nos enfeites, com árvores cada vez mais lúdicas”.
Resgatar objetos com significado também é uma tendência neste ano, utilizando fotos e objetos pessoais para personalizar a decoração, com peças como as bolinhas estampadas com fotos da família, por exemplo.

Ornamentos em madeira

Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Tons neutros, crus e cores discretas aparecem na decoração de Natal já tem um tempo, mas neste ano ganham ainda mais espaço os enfeites com a pegada rústica que a madeira agrega à decoração.
“Esse material aparece com corte a laser e iluminação de LED, ou então combinada com o metal, e isso está presente em toda a decoração da casa, não só na árvore. Ela entrou para substituir um pouco a resina em bonecos e casinhas. As bolas também trazem elementos naturais, gravetos, musgo artificial com aramados, bolas e galhos rústicos, trabalhados como se fossem retirados da natureza, com pouco brilho, mas muitos detalhes”, adianta Solange.

Cores e tons do Natal

Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Se o vermelho e branco nos tons convencionais já não predominam mais, o que entra em seus lugares? Segundo Daniela, há alguns anos já vêm ganhando espaço algumas adaptações destas cores e do dourado, como o champagne e o platinum. “Outra cor que começou a figurar na decoração é o rosé gold, que está nas guirlandas, sousplats, porta-guardanapos, candelabros, arranjos de mesa, e também nas árvores. Além disso, também aparecem tons de vermelho mais fechados do que o vermelho vivo”.
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
Foto: Divulgação ABCasa Natal & Festas
Solange concorda: segundo ela, tons como o marsala marcam composições degradê com rosas e brancos. “É possível fazer arranjos com laços e fitas lisas e estampadas e compor com contraste entre o marsala e o branco neve. Ou então compor o branco envelhecido, o off white e o branco nevado. Um destaca a luz do outro”, explica.

Tendências de consumo

Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Foto: Divulgação/ Noel Decorações
Para Daniela, mais do que as cores e os elementos, a maneira como as pessoas montam suas árvores está cada vez mais ligada aos hábitos.
Como os formatos entram e saem de moda, há quem esteja preferindo a locação da árvore, ao invés de comprar sua própria peça e correr o risco de ela estar obsoleta já no ano seguinte. “Nos anos anteriores, se usou muito o pinheirinho invertido e o pingente. Neste ano, a árvore cortada ao meio está sendo usada para espaços em que não cabe uma inteira, como apartamentos pequenos, por exemplo”, diz Daniela.
O que não sai de moda é montar a árvore em família: “não é só nos acessórios que aparece a relação com a infância. A verdadeira tendência deste ano envolve mais a parte sentimental, resgatar memórias afetivas, envolver pais e filhos na elaboração da decoração, entre outros”.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!