Decoração

Para onde caminha a casa brasileira; veja vídeo

Luan Galani
14/07/2016 19:02
Thumbnail

Dezenas de profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo acompanharam a edição especial do No Sofá da Haus na Casa Cor Paraná. Foto: Valterci Santos/Divulgação

Pode até não ser claro para todo mundo, mas não há como negar que o jeito brasileiro de morar está em transformação. As mudanças são gritantes, como concluiu a edição especial do No Sofá da Haus, bate-papo que aconteceu no último dia 13 no Lounge Compagas da Casa Cor Paraná 2016.
Apesar de parecer um papo conceitual demais, é uma discussão importante que acha reverberação nos projetos arquitetônicos, no processo construtivo e na decoração de interiores.

Veja o vídeo

“Até alguns anos atrás o brasileiro mobiliava a casa. Hoje ele decora”, afirma a designer e franqueada da Casa Cor Rio de Janeiro Patrícia Quentel.
Agora o brasileiro caminha para uma forma mais prática e racional de morar. Para o arquiteto carioca Mário Costa Santos, a mudança mostra um retorno das pessoas ao “casulo”. “Hoje a gente tá voltando para a caverna. Mas de uma outra maneira. Buscando mais conforto, segurança, ficar próximo dos seus”, explica o arquiteto. “E a casa ganhou novas proporções. Já fiz muitas casas grandes. Mas de um tempo para cá, tenho sido procurado para reduzir o tamanho dos espaços, essa forma de morar.”
Junto com isso, a migração da cozinha para as áreas sociais da casa é notória. “A cozinha não é mais área de serviço. Ela está muito integrada aos outros espaços agora”, ressalta o arquiteto Marcos Bertoldi, que defende a maior integração dos espaços, permitindo que a família desfrute e compartilhe a casa como um todo de maneira viável.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!