Faça Você Mesmo

Decoração

Parede de montanhas em degradê é tendência na decoração. Veja 8 inspirações e aprenda a fazer

Sharon Abdalla
10/05/2021 18:58
Thumbnail

Parede com pintura de montanha é uma das tendências mais quentes dos últimos meses. | Pinterest/Reprodução

Que a pintura das paredes tem o poder de transformar os ambientes não é nenhum segredo. Agora, quando além da cor ela traz formas, contrastes e um clima de natureza para dentro de casa, isso potencializado ainda mais o resultado.
Tendência entre quem é adepto de um estilo mais descontraído, colorido e que convida ao 'Faça Você Mesmo' - ou Do It Yourself, se você prefere a expressão em inglês -, as formas montanhosas em degradê são uma aposta certeira para quem deseja renovar os espaços sem gastar muito.
E não é preciso ser nenhum artista para colocar a ideia em prática. Um lápis, um pouco de paciência e a abertura para deixar a criatividade fluir são suficientes para fazer de traços simples, orgânicos ou geométricos, os picos e relevos característicos das formações montanhosas.
Agora, se você tem algum talento para o desenho, pode ir além e se aventurar em formas um pouco mais complexas, como as que acrescentam árvores, pássaros e astros à paisagem. Usar estêncis para pintar as imagens desejadas é outra possibilidade que contribui para a trazer mais detalhes à pintura.
Em ambos os casos, o segredo é apostar no contraste de cores e fazer do degradê um aliado não apenas para decorar, mas para dar profundidade ao cenário reproduzido.

Prepare a parede

Antes de separar as tintas e o pincel, não se esqueça de preparar a parede. Feche furos antigos de quadros e prateleiras e corrija as imperfeições com massa corrida. Depois, lixe toda a parede e passe um pano úmido (bem torcido) para retirar o excesso de pó.
Pronto! Agora é só pintar. Se você optar por um desenho mais geométrico, a dica é desenhar as montanhas com fitas próprias para pintura. Assim, é possível delimitar cada uma, fazer com que as linhas fiquem bem retas e impedir que as tintas vazem. Coloque a fita, pinte de um lado, espere secar e inverta o processo, cobrindo a parte já pintada para começar o próximo desenho com a nova cor. Faça isso quantas vezes forem necessárias, de acordo com a quantidade de "camadas" do seu desenho.
Se optar por formas mais orgânicas, riscar a parede com um lápis e pintar as bordas devagar, com um pincel fino, já é suficiente.
Para a composição das cores, a dica é apostar na sua preferência e em tons que "conversem" com o restante da decoração do ambiente. Inspire-se com oito "paredes de montanha" e pinte a sua!

Muitas camadas

Suavidade

Artística

Camadas e mais camadas

Geométrica

Tons de azul

Arborizada

Neutra

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!