Decoração

Paredes móveis transformam o interior de apartamento pequeno na Espanha; confira o vídeo

Gazeta do Povo
11/01/2016 14:32
Thumbnail

Apartamento na Espanha com parede móvel: os espaços são dinâmicos e a vontade momentânea dos moradores é decisiva para transformar os cômodos. Fotos: Javier de Paz García/PKMN Architectures/Divulgação

O escritório madrilenho PKMN Architectures renovou um apartamento de 70 m² na província de Astúrias, na costa norte da Espanha, e apostou no inusitado: paredes modulares móveis, que criam três diferentes disposições para o espaço.
O projeto foi concebido para um casal espanhol que mora no México, mas que viaja com frequência para a Europa. Apesar da área pequena, os moradores queriam uma casa que pudesse receber toda a família. Por meio da solução empregada, durante o dia os dormitórios desaparecem em um minuto e a sala do apartamento ganha 50 m².
As variações possíveis são três: flat com dois dormitórios, com um dormitório ou sem nenhum deles. “Eles queriam um apartamento que pudesse se adaptar para receber um número diferente de pessoas, mas sem dividir o espaço em um monte de pequenos cômodos”, contam os arquitetos ao Dezeen.
Os profissionais espanhóis substituíram as divisórias internas por paredes modulares sobre pequenas rodas que vão do chão ao teto. O esqueleto das estruturas é de aço e elas são cobertas por madeira branca. Todas são imbuídas com espaços de armazenamento e uma cama dobrável.
“O apartamento tem vista para o mar, como os clientes sempre sonharam, mas as paredes internas não permitiam que eles aproveitassem a vista por completo”, explicam os arquitetos do PKMN. “As paredes rotatórias possibilitaram que eles aproveitassem um espaço aberto com grande panorama para o mar.”
O apartamento faz parte do projeto Pequenas Grandes Casas, em que o escritório apresenta diferentes soluções em resposta à falta de moradias acessíveis no país. O flat também mostra como as casas não precisam ser estáticas, já que os cômodos nunca estão totalmente prontos, e podem mudar conforme a necessidade e a vontade dos moradores. O próprio advento dos móveis modulares e dos móveis soltos mostra o potencial para espaços cada vez menos definidos e mais flexíveis.
Veja o vídeo do projeto!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!