Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Passo a passo para ter uma cama de hotel em casa
| Foto: Bigstock

Em média, as pessoas passam 1/3 da vida dormindo. Este fato por si só já seria suficiente para justificar o investimento em peças que contribuam para a qualidade do sono e para noites tranquilas e aconchegantes.

A ele podemos acrescentar, ainda, a busca por fazer do lar, e em especial da cama, aquele lugar quase "sagrado", capaz de recarregar nossas energias, revitalizar corpo e mente e ainda servir de "ninho" para maratonar séries ou desfrutar tempo de qualidade em boa companhia. Não se pode esquecer, também, que uma cama bem feita é uma importante aliada à decoração do quarto, afinal ela é o ponto focal do ambiente.

Portfólio HAUS: vitrine definitiva de projetos de arquitetura e decoração

Tendo tudo isso em conta, não é de se estranhar o desejo de muitos de ter em casa a chamada "cama de hotel". Para isso, no entanto, é preciso ir além do colchão e atentar para muitos detalhes, como lembra Barbara Gomes, diretora de branding e produto da Artex.

"A grande diferença que faz com que a cama de hotel seja um desejo de consumo é a qualidade das peças. Nos hotéis, há uma grande preocupação em oferecer bons lençóis, edredons e travesseiros, que criam uma cama altamente convidativa. Por isso, é sempre importante buscar não só a beleza estética como também a excelência de tecidos, acabamentos e detalhes que fazem a diferença na hora de dormir", acrescenta.

Confira a quais detalhes dar atenção na hora de montar a sua cama de hotel em casa!

Camadas

Quanto mais camadas a cama tiver, mas confortável ela será. E isso não apenas ao toque, mas também a sensação visual de conforto que o volume proporciona. Por isso, o conjunto "básico" para uma cama posta deve conter: um jogo de lençol completo de qualidade, um edredom e um kit colcha, como ensina Barbara.

Preste atenção também aos travesseiros. Opte por tamanhos que preencham toda a fronha, o que potencializa a beleza da cama feita.

Conforto extra

Pillow top proporciona camada extra de espuma e de conforto à cama.
Pillow top proporciona camada extra de espuma e de conforto à cama. | Divulgação/Artex

Queridinho do momento, o pillow top entra no check list dos itens indispensáveis para quem não abre mão de ter uma cama confortável. Colocado sobre o colchão e preso embaixo dele por fitas elásticas, ele nada mais é do que uma camada extra de espuma coberta com tecido, mas que faz toda a diferença ao proporcionar aconchego ao dormir.

Mais nem sempre é mais

200, 500, 800 fios. É comum se relacionar a quantidade de fios de um tecido (medido em polegada quadrada) à sua capacidade de proporcionar conforto. Mas a diretora de branding e produto da Artex lembra que essa equivalência nem sempre é confiável. Isso porque a qualidade da fibra e de seus acabamentos é o que irá determinar se um jogo de cama é macio e, além disso, durável.

"Atualmente existem algumas técnicas que podem deixar o toque de um produto com 150 fios melhor do que o de um com 200 fios", exemplifica Barbara.

Entre as fibras que melhor equilibram tais benefícios, o algodão é uma das mais tradicionais. Natural, ele é altamente macio e respirável, o que proporciona excelente conforto térmico. As mesmas qualidades tem o linho, que vem ganhando espaço no setor de cama. "O cetim de algodão egípcio é outro tecido extremamente macio e com um brilho excepcional", acrescenta.

Para sonhar

| Bigstock

Por fim, chegou a vez dos travesseiros. Assim como ocorre com o jogo de cama, os de tecido em algodão ou linho proporcionam conforto ao toque e maciez ao deitar.

Já a escolha do enchimento e, especialmente, da densidade da peça depende de outros fatores. "Nem todos sabem disso, mas o truque para comprar um bom travesseiro está diretamente relacionado à posição em que se dorme", ensina Barbara. Assim, quem dorme de bruços deve optar por um modelo mais baixo e macio. Já quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais firme, com altura média. Por fim, para quem dorme de costas, a sugestão são os modelos com suporte médio.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]