Conforto

Decoração

Passo a passo para ter uma cama de hotel em casa

Sharon Abdalla
03/05/2021 20:35
Thumbnail
Em média, as pessoas passam 1/3 da vida dormindo. Este fato por si só já seria suficiente para justificar o investimento em peças que contribuam para a qualidade do sono e para noites tranquilas e aconchegantes.
A ele podemos acrescentar, ainda, a busca por fazer do lar, e em especial da cama, aquele lugar quase "sagrado", capaz de recarregar nossas energias, revitalizar corpo e mente e ainda servir de "ninho" para maratonar séries ou desfrutar tempo de qualidade em boa companhia. Não se pode esquecer, também, que uma cama bem feita é uma importante aliada à decoração do quarto, afinal ela é o ponto focal do ambiente.
Tendo tudo isso em conta, não é de se estranhar o desejo de muitos de ter em casa a chamada "cama de hotel". Para isso, no entanto, é preciso ir além do colchão e atentar para muitos detalhes, como lembra Barbara Gomes, diretora de branding e produto da Artex.
"A grande diferença que faz com que a cama de hotel seja um desejo de consumo é a qualidade das peças. Nos hotéis, há uma grande preocupação em oferecer bons lençóis, edredons e travesseiros, que criam uma cama altamente convidativa. Por isso, é sempre importante buscar não só a beleza estética como também a excelência de tecidos, acabamentos e detalhes que fazem a diferença na hora de dormir", acrescenta.
Confira a quais detalhes dar atenção na hora de montar a sua cama de hotel em casa!

Camadas

Quanto mais camadas a cama tiver, mas confortável ela será. E isso não apenas ao toque, mas também a sensação visual de conforto que o volume proporciona. Por isso, o conjunto "básico" para uma cama posta deve conter: um jogo de lençol completo de qualidade, um edredom e um kit colcha, como ensina Barbara.
Preste atenção também aos travesseiros. Opte por tamanhos que preencham toda a fronha, o que potencializa a beleza da cama feita.

Conforto extra

Pillow top proporciona camada extra de espuma e de conforto à cama.
Pillow top proporciona camada extra de espuma e de conforto à cama.
Queridinho do momento, o pillow top entra no check list dos itens indispensáveis para quem não abre mão de ter uma cama confortável. Colocado sobre o colchão e preso embaixo dele por fitas elásticas, ele nada mais é do que uma camada extra de espuma coberta com tecido, mas que faz toda a diferença ao proporcionar aconchego ao dormir.

Mais nem sempre é mais

200, 500, 800 fios. É comum se relacionar a quantidade de fios de um tecido (medido em polegada quadrada) à sua capacidade de proporcionar conforto. Mas a diretora de branding e produto da Artex lembra que essa equivalência nem sempre é confiável. Isso porque a qualidade da fibra e de seus acabamentos é o que irá determinar se um jogo de cama é macio e, além disso, durável.
"Atualmente existem algumas técnicas que podem deixar o toque de um produto com 150 fios melhor do que o de um com 200 fios", exemplifica Barbara.
Entre as fibras que melhor equilibram tais benefícios, o algodão é uma das mais tradicionais. Natural, ele é altamente macio e respirável, o que proporciona excelente conforto térmico. As mesmas qualidades tem o linho, que vem ganhando espaço no setor de cama. "O cetim de algodão egípcio é outro tecido extremamente macio e com um brilho excepcional", acrescenta.

Para sonhar

Por fim, chegou a vez dos travesseiros. Assim como ocorre com o jogo de cama, os de tecido em algodão ou linho proporcionam conforto ao toque e maciez ao deitar.
Já a escolha do enchimento e, especialmente, da densidade da peça depende de outros fatores. "Nem todos sabem disso, mas o truque para comprar um bom travesseiro está diretamente relacionado à posição em que se dorme", ensina Barbara. Assim, quem dorme de bruços deve optar por um modelo mais baixo e macio. Já quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais firme, com altura média. Por fim, para quem dorme de costas, a sugestão são os modelos com suporte médio.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!