Decoração

Pedra-sabão ganha status de nobreza em novas peças de decoração

HAUS*
28/07/2016 18:03
Thumbnail

Tampos de pedra-sabão chegam à decoração. Fotos: Divulgação

Os bons designers são categóricos: não existe material nobre. A nobreza é conferida na utilização que cada um faz deles. A mais recente criação da arquiteta e designer mineira Isabela Vecci é prova disso.
Ela traz a pedra-sabão, que, a princípio, é tida como um material comum, para tampos de mesa. As peças estarão à venda na Dpot, em São Paulo.
A ideia surgiu em 2012, quando Isabela trabalhava na restauração do Museu Casa Padre Toledo, um imóvel do século 18 em Tiradentes. Lá, ela usou o material como parte das peças expositivas e logo percebeu que poderia ir além.
Conheceu os lugares onde a pedra é beneficiada, em Mariana, no estado de Minas Gerais, e estudou seu emprego ao longo dos anos: “Ela é encontrada em Minas Gerais e em parte de Goiás, foi muito usada no período colonial e caiu em desuso, mas é um material muito bonito”.
“Pesquisei a joalheria e busquei fazer uma ligação entre pedras preciosas, como ônix e jade, e a pedra-sabão e isso se reflete nas formas em que o material foi cortado para montar as mesas”, diz. “Para mim, ela também é uma preciosa.” Nas peças, a pedra-sabão, apenas cortada e polida, mantém sua rusticidade e mostra os veios brancos na superfície cinza.
“Ela é muito usada em lareiras, resiste bem ao calor e à acidez, então, as mesas podem tranquilamente ficar em áreas externas”, diz.
*Com Estadão Conteúdo Web

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!