Decoração

Como o pinus passou de madeira “pouco nobre” para a queridinha do design

Júlia Rohden*
19/10/2017 19:30
Thumbnail

Espaço aposta nas cores claras com móveis de pínus desenhados pelo Estúdio Paulo Alves. Foto: Evelyn Müller / Divulgação | Evelyn Müller

O uso do pinus na decoração vem ganhando força e desmistificando a ideia de que se trata de uma madeira “pouco nobre”, como até então ele era conhecido. A expansão comercial das madeiras de cores claras com os veios desenhados, puxada pelo boom do design escandinavo, está entre os fatores que colocaram o pinus entre os queridinhos do design, especialmente na confecção de peças de mobiliário.
“As cores claras trazem aconchego e esta é uma tendência que vem com força no decór”, afirma Marlon Chiumento, consultor de design da Inove Decor.
O preço mais baixo quando comparado ao dos demais tipos de madeira, resultado de sua abundância no Brasil, é outro atrativo do pinus.
“Os primeiros móveis fabricados com esse tipo de madeira que chegaram ao nosso mercado possuíam uma qualidade muito baixa. O avanço da tecnologia, no entanto, proporcionou melhoria aos produtos e, atualmente, o pinus chega ao mercado com alta qualidade, além de muito bem tratado”, acrescenta Chiumento. 
Espaço aposta nas cores claras com móveis de pínus desenhados pelo Estúdio Paulo Alves. Foto: Evelyn Müller / Divulgação
Espaço aposta nas cores claras com móveis de pínus desenhados pelo Estúdio Paulo Alves. Foto: Evelyn Müller / Divulgação

Madeira versátil

Prateleiras, cabeceiras de cama, poltronas, mesas laterais, aparadores, cadeiras e sofás: o pinus pode ser usado na confecção destes e de diversos outros tipos de móveis. Chiumento ressalta apenas que, em cadeiras, a madeira utilizada não deve conter nós, pois eles podem alterar o ponto de tensão da peça e tornar o objeto pouco resistente.
Mesa centro Reserva com  design Paulo Alves. Foto: Pierre Refalo / Divulgação
Mesa centro Reserva com design Paulo Alves. Foto: Pierre Refalo / Divulgação
“As madeiras conversam muito bem entre si. Do tom médio para o claro, todas as madeiras podem compor bem com o pinus”, avalia Lucas Rosin, consultor e coordenador de projetos no Estúdio Paulo Alves.

Cuidados na escolha

Por ser uma madeira clara, o pinus é mais suscetível ao ataque de cupins e fungos, como lembra Chiumento. Mas, se o mobiliário for bem selecionado e cuidado, pode ter vida útil de até 50 anos.
Para escolher uma boa peça de pinus, o consultor explica que os critérios a serem avaliados são praticamente os mesmos dos demais tipos de madeira: verificar se a lâmina não está rachada e se não há caminhos que indicam a presença de cupins e fungos.
Também é importante checar se o móvel está bem fixado em todas suas extremidades. “A durabilidade depende de se o designer soube aproveitar o potencial do pinus sem comprometer sua estrutura”, acrescenta Rosin.
Cadeira Bo. Foto: Divulgação / Estúdio Paulo Alves.
Cadeira Bo. Foto: Divulgação / Estúdio Paulo Alves.

Manutenção

Os móveis de pinus não podem ficar expostos à incidência direta da luz solar, pois o calor pode causar rachaduras na madeira. Para a limpeza, é indicado o uso de pano macio e úmido.
“Se houver alguma mancha, o pano pode estar um pouco mais úmido, mas não encharcado e nem com produtos químicos”, recomenda Chiumento.
*Especial para Gazeta do Povo
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!