Decoração

Descubra quais restaurantes, bares e cafés têm a melhor decoração de Curitiba

Gazeta do Povo
29/08/2019 21:13
Thumbnail

Descubra qual restaurante, bar, café, empório e vila gastronômica têm a melhor decoração de Curitiba, segundo o Prêmio Bom Gourmet 2019. Foto: Igor Starkov/Pexels

Pelo segundo ano consecutivo HAUS — uma das principais plataformas de arquitetura, decoração, design e patrimônio do Brasil — ajudou o Prêmio Bom Gourmet 2019 a eleger os restaurantes, bares, cafés, empórios e vila gastronômicas com a melhor decoração de Curitiba.
Na edição de 10 anos do evento, que também celebra o centenário da Gazeta do Povo,  os vencedores das cinco categorias de Melhor Ambientação foram escolhidos por meio de indicação e voto popular. Ao todo, foram mais de 750 mil votos. Os laureados foram anunciados na última terça-feira (27), em cerimônia histórica no Teatro Guaíra. Todos os detalhes você confere na revista especial que circula para assinantes no dia 31 de agosto.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Além dessas categorias cuja decisão coube ao público, HAUS criou uma seleção adicional, em que cinco jurados convidados elegeram a melhor proposta de ambientação (arquitetura e decoração) entre os lançamentos gastronômicos e novos projetos/reformas entre 2018 e 2019.

Confira os vencedores de Melhor Ambientação do Prêmio Bom Gourmet 2019:

HAUS – Melhor Ambientação de Restaurante: Bobardí

Com projeto de Giuliana Soncin, o restaurante promete uma experiência cosmopolita. A fachada tem grandes panos de vidro, o aço Corten segue os mesmos grafismos da identidade da marca, presentes na fachada, no portão de acesso e no revestimento do bar. Na entrada, a adega divide o ambiente luminoso em um pé-direito alto. No salão, uma jabuticabeira ao lado da escada leva para o segundo andar. Os pendentes suspensos em bronze harmonizam com as cores sóbrias cinza, preto, madeira, concreto e o bronze do Corten. A cozinha é exposta ao público, separada do salão apenas por vidro.
Onde: Avenida Munhoz da Rocha, 757, Cabral – (41) 3057-3375.
Site: www.bobardi.com.br
Atende: Sexta das 19h à 0h30; sábado das 12h às 15h30 e das 19h à 0h30; domingo das 12h às 15h30.
Votos: 4.036

HAUS – Melhor Ambientação de Bar: Diô Wine Bar

O visual do Diô tem inspiração no deus do vinho e das festas, Dionísio, que é representado por um busto que fica na parte superior do bar. O conceito arquitetônico segue uma linguagem contemporânea e cosmopolita, representadas pelo uso do cimento queimado e do neon. A iluminação cênica valoriza os vinhos expostos em uma adega feita de vergalhões metálicos, as cores das luzes variam de acordo com a ocasião ou evento. A ambientação foi pensada pelo arquiteto Giuliano Marchioratto. A fachada é de chapa moeda, onde os clientes podem colocar as rolhas das bebidas que consomem, formando um painel.
Onde: Av. Marechal Deodoro, 686 – Vila Urbana. Container 14 – Centro.
Atende: De segunda a sábado, das 11h às 22h; domingo, das 11h às 20h.
Votos: 3.318

HAUS – Melhor Ambientação de Café: Fábrica Cafeteria

Criada pelos proprietários Deizi e Marcio Ceschin, a decoração do local inaugurado há quase três anos é inspirada no estilo retrô e representada por toca-discos, tacos de golfe e raquetes dos anos 1970. Madeira, vermelho e verde destacam-se no décor, além de plantas espalhadas por todos os lados. Na entrada, há também uma lambreta inspirada no modelo italiano dos anos 1960, além de um acervo de canecas que ganharam de clientes ou de lugares para os quais os proprietários viajaram.
Onde: Av. Comendador Franco, 4.387- Jardim das Américas. (41) 99926-6162.
Atende: De terça a sexta, das 15h às 23h; sábado e domingo, das 12h às 23h.
Votos: 10.705

HAUS – Melhor Ambientação de Empório: Empório Muf’s

O layout do projeto assinado pelo arquiteto Fernando Henares concentra a ilha de atendimento no centro da loja, com serviços de cafeteria, drinks e tábua de frios. No entorno dela, expositores para vinhos e produtos embalados e a granel. Todas as paredes da loja ficam liberadas, para se tornarem expositores e área de atendimento, além de facilitar a movimentação. Para trazer mais conforto aos clientes, um sofá contínuo é emoldurado por uma parede de tijolos aparentes.
Onde: R. Lamenha Lins, 467, Centro – (41) 3538-4848.
Atende: De segunda a sábado, das 9h às 22h.
Votos: 51.420

HAUS – Melhor Ambientação de Vila Gastronômica: Ca’dore Comida Descomplicada

Com a ideia de se tornar um refúgio na cidade, a vila se desenvolve em torno de um cipreste iluminado de 112 anos com mais de 30 metros de altura. O imóvel já abrigou a fábrica de cerâmica Colle, inaugurada em 1871. O uso de materiais modernos, naturais e simples tornam o local aconchegante. A fácil compreensão do espaço, as cores, a iluminação e a estrutura de apoio são os principais atributos do projeto idealizado pelo arquiteto Bruno Colle.
Onde: Av. José Gulin, 105, Bacacheri – (41) 3356-3027
Atende: De terça a sexta, das 18h às 23h; sábados e feriados, das 12h30 às 23h; domingo, das 12h30 às 22h.
Votos: 1.333

HAUS – Melhor Ambientação de Lançamentos: Coffeeterie Cine Passeio

Fotos: Fernando Zanoni/Divulgação<br>
Fotos: Fernando Zanoni/Divulgação<br>
A retomada dos cinemas de rua pedia um projeto ousado, comprometido com a cidade. E estas características pesaram na escolha da cafeteria (por unanimidade dos votos) como a vencedora entre os lançamentos dos últimos meses. Inaugurada em março de 2019, a proposta do projeto é um ambiente alegre e com vivacidade. Parcerias locais ajudaram a definir cores e materiais do espaço. Destaque para o mobiliário encaixável da Fitto Design, produzido de forma artesanal, com madeira sustentável sem utilizar qualquer tipo de ferragem. Nas superfícies das mesas, desenhos com impressão direta sobre a madeira com a temática do café, com vista tanto para quem está na área da cafeteria como para serem vistos de cima. A fim de manter a linha da arquitetura do complexo cultural, as cerâmicas artesanais completam a estética. Projeto dos designers Michele Dalle Carbonare Zamoner e Ricardo Cunha Marques.
Onde: R. Riachuelo, 410, Centro – (41) 3323- 1067.
Atende: De terça a domingo, das 10h às 22h.
Votos: André Mendes, Marcos Bertoldi, Rodrigo Brenner, Regina Bruni e Ticiana Martinez.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!