Decoração

Preserve seu sofá de couro

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
20/11/2014 18:32
Thumbnail

Água e sabão neutro são a solução ideal para quem quer limpar um item de couro sem desidratar o material


Se a sua avó ainda guarda aquele antigo sofá de couro de quando você ainda era criança, esteja certo de uma coisa: ela conhece bem os truques que preservam a peça. De acordo com o arquiteto Miguel Feres Rodrigues, da Habitable Cadeiras, um móvel desse material pode durar até 30 anos, quando o dono toma os cuidados necessários com relação ao uso e à limpeza do item.
Miguel dá duas dicas que, segundo ele, são essenciais para quem quer manter um produto de couro por décadas e ter um artigo impecável na decoração de casa.
A primeira delas é a limpeza correta. Ele explica que nem tudo está perdido quando se derrama uma xícara de chá em um sofá novinho. A remoção de qualquer mancha causada por algum líquido pode ser feita com um pano molhado e, de preferência, acrescido de algumas gotas de detergente ou sabão neutro.
Caso a sujeira esteja muito difícil de tirar, uma solução é umedecer o tecido com água morna – mas isso só em casos extremos. “Não se deve esfregar muito para não desgastar o couro”, complementa o profissional.
Hidratar também é o segundo procedimento importante. O arquiteto explica que tanto o couro liso quanto o acamurçado demandam uma hidratação frequente que pode ser realizada com alguns cremes populares, para a pele como o Nívea. “Basta recobrir o estofado com o produto e deixá-lo atuar durante uma noite. Na hora, o sofá vai ficar com uma aparência meio molhada, mas, no dia seguinte, o couro já vai estar bem mais brilhante após ter absorvido o creme”, explica.
Apesar das receitas caseiras, há empresas que dispõem de serviços específicos para a limpeza e hidratação do material. A NSWash, que realiza esse tipo de trabalho, cobra a partir de R$ 170 para limpar e em torno de R$ 230 para hidratar uma peça.
Segundo a gerente da NSWash, Mercedes Moura Maciel Pinheiro, a hidratação deve ser feita ao menos uma vez por ano para amaciar a superfície do móvel e prevenir as tão indesejadas rachaduras.
Mercedes também destaca que, além desses cuidados maiores, é bacana tomar precauções diárias para proteger seu móvel, como conter o contato dele com produtos muito fortes e deixá-lo longe do sol.
A profissional lembra que, uma vez desidratado, o couro não se recupera. “Quando já há rachaduras, você pode passar qualquer produto, mas o item não volta ao normal”, lamenta.
Ao que parece, esse é um daqueles casos típicos em que é muito melhor prevenir do que remediar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!