Inspire-se

Decoração

Projeto adapta apartamento para estilo de vida sem excessos com atmosfera industrial

HAUS
29/01/2021 19:06
Thumbnail

Projeto do SP Estúdio prezou pela otimização de espaços com atmosfera industrial. | Rafael Renzo/Divulgação.

Na contramão do que muita gente fez nesse último ano - buscar mais espaço ou trocar o apartamento por uma casa com quintal -, há quem queira dar um basta nos excessos e viver em um lugar mais compacto. Essa mudança de estilo de vida foi o ponto inicial do projeto deste apartamento de 80 m² na Vila Olímpia, em São Paulo, das arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP Estúdio, e com conceito construtivo do MaxHaus.
O casal estava em busca de um imóvel mais funcional e limpo, mas que ainda trouxesse elementos que refletissem a personalidade dos dois. Portanto, as arquitetas realizaram algumas mudanças no apartamento, que era totalmente integrado e sem divisórias (exceto os banheiros): construíram uma parede para isolar o ambiente do quarto e criaram uma suíte, mas mantiveram o restante dos cômodos abertos.
Móveis planejados otimizaram espaço do quarto. Rafael Renzo/Divulgação.
Móveis planejados otimizaram espaço do quarto. Rafael Renzo/Divulgação.
Segundo as arquitetas, os ambientes conectados proporcionam amplitude de espaço e favorecem a convivência entre os moradores e convidados. Por conta disso, a opção foi por poucas divisórias.
O desafio delas foi o de acomodar todos os pertences do casal. "A grande dúvida da cliente era se caberia tudo no espaço, mas eles estavam dispostos a desapegar, porque o foco dessa mudança era de um estilo de vida mais compacto e sem excessos" salientam as arquitetas.
Rafael Renzo/Divulgação.
Rafael Renzo/Divulgação.
Mesmo assim, Fabiana e Patrícia adotaram soluções para otimizar os ambientes, como a implementação de móveis planejados e pintura da porta que segue pela parede, o que dá a impressão de um painel. Na continuação da cozinha, outro truque para ampliar o apartamento visualmente: a área de serviço fica oculta em uma marcenaria ripada.
Lavanderia ao lado da cozinha também pode ficar oculta com a marcenaria ripada, que pode ficar aberta ou fechada. Rafael Renzo/Divulgação.
Lavanderia ao lado da cozinha também pode ficar oculta com a marcenaria ripada, que pode ficar aberta ou fechada. Rafael Renzo/Divulgação.
Outra vantagem da configuração do apartamento, que ajuda a proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos moradores, é a iluminação natural e ventilação abundantes, por conta das janelas, em toda a parede lateral.
Rafael Renzo/Divulgação.
Rafael Renzo/Divulgação.

Cor e arte

Toda a composição do projeto se baseia em uma mistura de elementos que confere ao espaço um ar industrial com toque vintage. A composição nas paredes une o cinza do cimento queimado com o azul Bic das portas, lavabo e área íntima, além do sofá em tom azul médio. Outro protagonista do projeto é uma intervenção na parede, do artista Giuliano Martinuzzo.
O cimento aparece também no piso e na laje, que ficou aparente (ou seja, o teto não foi rebaixado). O projeto prima pela iluminação com trilhos, com spots direcionados, e iluminação indireta na marcenaria com fitas de LED e luminárias decorativas também no estilo industrial.
Os detalhes vintage no hall. Rafael Renzo/Divulgação.
Os detalhes vintage no hall. Rafael Renzo/Divulgação.
Já o vintage pode ser visto em alguns detalhes como os azulejos em uma das paredes, o aparador vintage logo na entrada e em itens decorativos, como uma máquina de costura antiga.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!