Reforma

Decoração

Alterações arquitetônicas ampliam área social em cobertura de 125 m²

Daliane Nogueira
28/08/2020 16:33
Thumbnail

Projeto de Renan Altera trouxe vibração para a decoração de uma cobertura em São Paulo | JP Image / Divulgação

Instalada no 26 ª andar, essa cobertura duplex de 125 m² tem vista privilegiada de São Paulo. Localizada no bairro de Pinheiros, o projeto é assinado pelo arquiteto Renan Altera, à frente do escritório Altera Arquitetura. “Como o cliente morava próximo do seu endereço atual, ele conseguiu ‘namorar’ a construção do prédio e relacionar todos os seus desejos para quando o apartamento, comprado na planta, fosse entregue pela construtora”, relembra Renan.
Na área social do duplex, o fechamento de vidro da sala de estar faz da paisagem cosmopolita uma cena viva a ser apreciada.
Na área social do duplex, o fechamento de vidro da sala de estar faz da paisagem cosmopolita uma cena viva a ser apreciada.
Com o imóvel na planta original e ainda no contrapiso o arquiteto propôs uma mudança radical de layout dos dois andares. Sabendo do apreço do morador por receber convidados, amplitude e conforto foram prerrogativas para propiciar uma área social com ares modernos e perfeita para encontros com os amigos.
Na arquitetura de interiores, a equação desenvolvida por Renan foi concentrar a área social no piso principal e, na parte superior, contemplar a parte íntima do duplex. Assim, saíram de cena um quarto de hóspedes, que subiu para o segundo andar, e o banheiro do térreo, que foi transformado em lavabo.
Conectadas,
sala de estar, jantar e cozinha têm uma unidade na decoração,
embora mantenham características que permitem a marcação dos
ambientes.
A sala de estar expõe um harmonioso gradiente de cinza presente no tapete, sofá, rack e a parede que recebe a TV. Trazendo o aconchego da madeira, quatro peças formam a mesa de centro e recebem a seleção dos adereços. Como protagonista, a poltrona com apoio para os pés revestida em couro no tom caramelo.
Praticidade é a marca da cozinha gourmet que tem bancada ilha na cor branca e cooktop por indução na mesma cor, o que produz um mimetismo: ele ‘aparece’ somente no momento de cozinhar. Para acompanhar, quatro banquetas altas permitem que o morador interaja com os convidados. Discreta, a marcenaria embute os eletrodomésticos, deixando um visual clean, e a pia é acompanhada por uma torneira gourmet cromada, que facilita o dia a dia.
A
sala de jantar é um ambiente que pode ser observado em diversos
pontos do apartamento, daí o investimento em uma decoração mais
opulenta. Do estar, a oportunidade de contemplar o intenso azul
do quadro: a fotografia de ondas emoldurada e posicionada na parede
revestida pelo MDF em tom amendoado, que por sua vez ainda se estende
como cobertura das paredes e vigas do andar.
Em laca branca brilhante, a mesa redonda abraça as seis confortáveis cadeiras estofadas em linho cinza. Ao fundo, o aparador suspenso compõe com o cantinho do bar e é adornado por outras peças decorativas. O espelho instalado na altura do pé́-direito favorece a percepção de amplitude.

Área íntima

No piso superior foi feita uma nova configuração. “Como o quarto era muito pequeno, foi preciso diminuir a varanda e agregar o espaço ao dormitório”, relata o profissional. O quarto principal, que ganhou um aumento de área, enfatiza uma paleta de tons neutros, tendo como ponto de cor a intensidade do grafite observado na cabeceira estofada e no enxoval. Em frente à cama, o armário com portas espelhadas contribui para a sensação de amplitude visual.
O
dormitório dá acesso ao home office, que é demarcado pelo tapete
em desenho geométrico, em uma mescla que transita entre o grafite e
nuances mais claras de cinza. A estação de
trabalho foi executada em marcenaria: a
mesa ampla tem espaço para computador e monitor extra. Na
parte superior, prateleiras expõem coleções de livro e elementos
decorativos. Para deixar a ambientação ainda mais acolhedora foi
disposta uma poltrona, para proporcionar um respiro entre uma
atividade profissional e outra.
No quarto de hóspede, a luz natural se integra com a paleta de tons leves e o amadeirado. A cama, o colorido dos quadros e os tons quentes do tapete, completam o espaço.
Na varanda, o arquiteto apostou em um deck de madeira para o acesso da hidromassagem. O painel verde foi assinado pelo paisagista Luiz Carlos Orsini e cumpre o papel de trazer o verde para perto do morador.
Área de circulação é repleta de arte e ganhou um projeto de iluminação especial.
Área de circulação é repleta de arte e ganhou um projeto de iluminação especial.
A escada, que na formatação da construtora foi entregue em estrutura metálica, adquiriu nova roupagem com o revestimento de madeira, criando um visual mais intimista no caminho que conduz aos quartos.

Veja outras fotos do projeto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!