Decoração

Apartamento de 70 m² combina móveis brasileiros com estilo industrial

Karina Pizzini*
02/01/2020 15:02
Thumbnail

Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação | Nathalie Artaxo

Uma família do Acre desfruta de um apartamento acolhedor com mobiliário de designers brasileiros e muita iluminação natural em meio à grande metrópole paulista. Somado à vista para o Memorial da América Latina – obra de Oscar Niemeyer –, e detalhes de acabamento e decoração industrial, o projeto destaca uma atmosfera arrojada e urbana, e ao mesmo tempo acolhedora.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
O Apartamento RJ, de 70 m², com projeto da Rua 141 Arquitetura em parceria com Rafael Zalc, localizada na Zona Oeste de São Paulo, passou por uma reforma que garantiu novo aproveitamento dos espaços e a inserção de mobiliários e objetos que são co-protagonistas do projeto que valoriza o design nacional.
O imóvel teve a sala e o terraço integrado para maior amplitude na área social. O mesmo piso cimentício foi usado para dar uniformidade ao ambiente. A cozinha linear fica aberta para o living, onde foi criada uma linguagem que se adequa ao espaço e conversa com o mobiliário.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
A empresária do setor de varejo de confecção e calçados, Rosiany Barreiros de Almeida, destaca a composição aconchegante do projeto que permite um refúgio à família em suas visitas à cidade, sobretudo por estar localizado bem no meio de São Paulo, próximo a locais de grande movimento.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
“Eles queriam um canto de aconchego e outro que tivesse um retrato de um lugar que eles gostavam muito – Nova York”, conta a arquiteta Mona Singal, da Rua 141. Segundo a profissional, a solução foi trazer um quadro que representasse uma janela para a cidade norte-americana. Com a curadoria da artista visual Constance Franciosi, foi criada uma composição de recortes de uma foto em preto e branco do fotógrafo Victor Affaro, que, com os detalhes industriais do imóvel, trouxe harmonia ao ambiente.
“No espaço ao lado da mesa de jantar colocamos duas poltronas, com vista para o Memorial e de frente para o quadro na parede. Então você tem a vista dessas duas grandes metrópoles, e ao mesmo tempo o aconchego e o ambiente natural”, relata a arquiteta.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Todo o mobiliário e objetos de decoração especificados são frutos do trabalho de designers brasileiros. “Acreditamos na nossa produção nacional e valorizamos o trabalho dos designers independentes. Alguns dos objetos, por exemplo, ressignificam o produto original dando um novo uso para ele, o upcycling”, explica a arquiteta.

Composição e iluminação natural

Ter a cozinha como área social, aberta para o living, foi uma proposta que se tornou ponto inicial do projeto. O terraço foi integrado à área interna, eliminando a esquadria e trazendo a área de serviço para próximo do hall de entrada. Já a iluminação nesses ambientes foi feita com trilho aparente preto, que reforça o principal eixo de circulação do apartamento.
Os arquitetos aproveitaram a iluminação e ventilação naturais para toda área social, resgatando a luz do dia para dentro do refúgio urbano. Entre os materiais escolhidos, destaque para a madeira cabreúva, típica da região Amazônica, a laca cinza escura e os detalhes em latão na marcenaria do living.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Na cozinha e área de serviço foi escolhido o granito São Gabriel com acabamento escovado, o concreto aparente na viga que separa o terraço do living e nas demais áreas o piso cimentício. Os tons escuros da pedra e laca entram em harmonia com a madeira mais clara, criando uma rica composição de texturas e cores.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Na entrada do apartamento foram alocadas a rouparia e a área de serviço, que ficam escondidas pelos grandes painéis de madeira. Dessa forma, foi possível otimizar os usos e manter a mesma linguagem criada para a área social.
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação
Para integrar os ambientes, os arquitetos mantiveram a disposição dos quartos e banheiros e separaram a área intima da área social com uma porta pivotante do piso ao forro, que se camufla com a cor das paredes.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!