Decoração

Projeto transforma casa em cervejaria apostando em reaproveitamento de recursos

Luciane Belin*
07/12/2018 17:57
Thumbnail

Fotos: Eduardo Von Linsingen | Eduardo Antônio von Linsingen

Com a proposta de otimizar o espaço de 100 m² de uma residência, adaptando-a para o uso comercial utilizando elementos de sustentabilidade em seu conceito, o arquiteto Zeh Pantarolli e o designer Diego Miranda desenvolveram um projeto de reforma no espaço onde hoje atua a Cervejaria Kadan.
Tendo como base o verde, o projeto une o tom que remete à natureza a elementos que dialogam com a sustentabilidade, como as chapas de OSB (de Oriented Strand Board, ou Painel de Madeira Orientada), um tipo de material que aproveita até 90% dos troncos das árvores, reduzindo o desperdício de madeira.
“É uma chapa de madeira clara, tem um custo bem mais baixo do que a de MDF, tem boa durabilidade e é sustentável”, diz Diego. “A ideia do cliente era trabalhar com elementos sustentáveis e de baixo custo, algo que depois eles estenderam para o bar. A maioria das cervejarias trabalha com copo plástico e eles decidiram não usar esse tipo de copo, e só trabalham com copo de vidro, para não gerar resíduo”.
Na criação da identidade e do conceito do espaço, os profissionais aplicaram também um forro de PVC preto e investiram em uma iluminação cenográficas, com trilhos de luz para direcionar a mesma para as peças de decoração. “Trabalhamos com vários planos para criar a sensação de ter grandes fractais se encontrando, fitas de led para criar volume e uma grande perspectiva em 3D.
Localizado na Rua Alferes Poli, em Curitiba, o local tem capacidade de 45 lugares para clientes sentados na parte interna e, externamente, mais 24 lugares. “A cervejaria está em uma região que recebe food trucks, então parte externa é aberta para dialogar com isso e também para fazer o aproveitamento da iluminação natural”.
Para otimizar cada parcela do espaço, os profissionais trouxeram banquetas de madeira que dialogam com as paredes de OSB e inseriram também grandes mesas colaborativas, para incentivar a circulação e troca entre grandes grupos de amigos e famílias que visitarem a cervejaria. “Ali, quisemos fugir do padrão e fizemos uma mesa colaborativa de alvenaria, com tijolos e aplicação da chapa de OSB como um tampo e com várias tomadas”, descreve Diego.
Por se tratar de um estabelecimento voltado não apenas para grupos de amigos e jovens, mas também para ser frequentado por famílias, o projeto incluiu um espaço kids. “Fizemos uma parede de giz e utilizamos grama sintética para ficar nesse estilo lúdico do projeto”.
Nos banheiros, o hall utiliza tonéis metálicos com barris de óleo, onde foram aplicadas as cubas. “Gostamos de utilizar elementos para uma função diferente, aplicamos isso em vários dos nossos projetos e hoje muitos clientes nos procuram querendo essa linguagem”
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!