Decoração

Projeto renova ambientes em pouco tempo e ensina como repaginar a casa sem gastar muito

Luciane Belin*
24/02/2019 14:56
Thumbnail

Fotos: Rogério Machado

A casa está merecendo uma cara nova, mas o orçamento não dá conta de uma boa reforma. Esse é o drama de muita gente, que sonha em repaginar os ambientes de casa, mas pensa que, para isso, é preciso investir um bom dinheiro. Além disso, a palavra “obra” chega a dar calafrios em muita gente. Mas nem sempre é preciso derrubar paredes e trocar tudo o que existe dentro de casa para que os cômodos ganhem um novo aspecto.
Neste projeto, assinado pela arquiteta Soraya Surdi, três palavras-chave foram suficientes para criar aquela sensação boa de que você está em um ambiente novo e bem cuidado rapidamente e sem transtornos: revitalização, reorganização e iluminação.
Em uma casa com 800 m², ela tinha o desafio de reformular a área social, um espaço com 80m² que incorporava a sala de jantar, a sala de estar e o lavabo, sem mudar demais a identidade dos espaços. “É uma casa antiga e o cliente tinha muitos móveis com valor sentimental, mas com tecidos errados, em posições inadequadas, e precisava de uma reforma”, conta Soraya sobre o projeto de easy decor – ou seja, uma decoração fácil e prática.
Depois de fazer uma pintura nova nos espaços e uma revisão no sistema de iluminação, que melhor adequou os pontos e focos de luz, ela priorizou a reforma de alguns itens que já existiam e sugeriu a aquisição de algumas peças novas. “O cliente tinha muitos quadros, algumas obras de arte que estavam com as molduras inadequadas, então fizemos a troca. Reposicionamos as peças e criamos uma iluminação que destaca os quadros”, explica.
Ao reorganizar o ambiente, foi possível obter uma decoração mais contemporânea e menos datada, criando um mix que mantém o que possui valor sentimental, mas fazendo uma renovação.
Na sala de jantar, o aparador foi trocado por novas mesas de apoio, mais modernas, com acabamento em prata e fundo espelhado. As cadeiras receberam novo estofamento e as cortinas deram mais privacidade e maior controle da luminosidade externa.
Na sala de estar, novas poltronas, sofás e almofadas tornaram o ambiente mais aconchegante, e um antigo sofá foi reformado. Mesas de apoio e folhagens preencheram o espaço e as janelas também receberam cortinas.
O lavabo também foi repaginado com a troca do armário, do espelho e do revestimento da parede. “Pequenas ações podem fazer uma transformação visual muito grande. Foi possível manter objetos e móveis que possuem valor sentimental e ainda sim deixar os ambientes mais modernos em pouco tempo”, finaliza a arquiteta.
O antes e depois do Lavabo mostra como pequenas mudanças podem fazer muita diferença
O antes e depois do Lavabo mostra como pequenas mudanças podem fazer muita diferença
Depois: mais leveza na decoração com novo revestimento. O espelho moderno torna o cômodo mais jovial.
Depois: mais leveza na decoração com novo revestimento. O espelho moderno torna o cômodo mais jovial.

Veja mais fotos

*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!