Pedra natural

Decoração

7 projetos que utilizam a nobreza do mármore na decoração

Luan Galani
26/01/2021 21:43
Thumbnail
Não é de hoje que as rochas são usadas na decoração e na construção civil. Basta lembrar dos blocos de alabastro (uma pedra ornamental antiga) presentes em algumas pirâmides do Egito e dos templos e monumentos em mármore que dominaram o mundo grego durante sua expansão pelo Mediterrâneo e pelo Mar Negro.
Em especial o mármore, um dos materiais mais nobres que existe, tem seu lugar cativo nos projetos. Ora invocando ares mais clássicos e sofisticados, ora adquirindo um tom mais contemporâneo e urbano.
E com o avanço das técnicas de impermeabilização industrial as rochas ganharam uma aplicabilidade ainda maior, podendo ser usadas em quase todos os ambientes.
Selecionamos 7 projetos de decoração em que o mármore é um dos destaques. Esses ambientes integram o Portfólio HAUS, uma plataforma construída sob medida para inspirar os leitores e potenciais clientes, e conectá-los de forma rápida aos melhores profissionais. Esse novo espaço permite procurar inspirações por tipo de projeto, metragem, cômodo, entre tantos outros filtros.

Vida urbana

O arquiteto Giuliano Marchiorato foi responsável por transformar um apartamento de 121 m² em um refúgio para um jovem casal. Lançou mão da madeira, do concreto e do mármore branco Paraná para simbolizar a vida urbana, contemporânea e minimalista dos moradores.

Loft sofisticado

Idealizado para uma jovem de 26 anos, o loft de 30 m² precisava unir elegância e funcionalidade. Izabella Armelin fez diversas alterações, melhorou a circulação e, por meio da aplicação do mármore branco Paraná, tornou diversos cômodos mais claros e sofisticados.

Escritório contemporâneo

O escritório de 40 m² necessitava de uma reforma para segmentar as funções dos profissionais, sem perder a integração. O projeto deveria ter poucas interferências físicas por ser uma sala alugada. A solução proposta por Rodolfo Fontana é um cubo central em marcenaria, que dividiu a sala em quatro áreas: recepção, biblioteca, produção e reunião, criando uma promenade arquitetural. No piso, além de microcimento, o mármore gris foi utilizado.

Celebrando o clássico

Neste projeto de decorado do Elizabeth Residence, da Zellmann Empreendimentos, assinado por Renata Fraidg, celebra-se a estética clássica e atemporal. Para o décor, a proposta era priorizar sofisticação e acolhimento. Bancadas e nichos são em mármore Paraná e combinam com a linguagem neutra proposta.

Tampos de mármore italiano

Beth Egas ficou responsável pelo projeto de interiores de uma sala comercial adaptada e concebida para um escritório de advocacia, tendo como ponto de partida a integração visual. O conceito do projeto foi criar um ambiente visualmente integrado, com materiais que trouxessem conforto e boa iluminação. Outro ponto de destaque são os tampos de mesa em mármore italiano, que mostra veios naturais em tons elegantes.

Acabamento nobre

Daniele Grani foi responsável por dar uma linguagem clean e contemporânea a uma residência de 248 m². No interior, destaque para a composição criada entre os ripados de MDF com acabamento amadeirado e o mármore Branco Paraná da escada e bancadas.

Painéis em escritório

A nova sede do escritório FS Arquitetura, de Flavia Sandy, uma sala comercial de 40 m², deveria transmitir a essência do local, ser um ambiente de trabalho confortável para a equipe e versátil para atender a um futuro crescimento da empresa.
O projeto primou pela versatilidade do espaço com o uso de lâminas de vidro configuráveis de diferentes maneiras, que podem ser fechadas quando há a necessidade de privacidade para reuniões. O piso vinílico, em tons de concreto, proporciona conforto acústico.
Alguns detalhes foram personalizados exclusivamente para esse projeto: a mesa em Compacstone White com base em inox, os painéis em Mármore Branco Paraná, cuidadosamente selecionados, e as luminárias desenhadas pela arquiteta.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!