Decoração

“Quanto mais cor, mais amor”, lema guia o catálogo de tendências Ikea 2020

Fernanda Massarotto *
04/12/2019 21:49
Thumbnail

Qualidade do sono e muitas cores permeiam o catálogo 2020 da Ikea. Foto: Divulgação

São 1,2 mil produtos dos quais 200 lançamentos. Mais de 150 profissionais entre designers de interiores, fotógrafos, diretores de arte e redatores que trabalharam por 365 dias. O resultado da soma desses números se traduz no novo catálogo 2020 da fabricante sueca de móveis IKEA, uma das maiores empresas do mundo no segmento. O documento está disponível na versão online e nas 424 lojas espalhadas por 52 cidades no mundo.
O design democrático “faça você mesmo” proposto pela empresa, embora ainda não esteja presente no Brasil, fornece uma infinidade de ideias para decorar casas e escritórios. “Nosso objetivo é apresentar uma variedade de estilos: do moderno ao tradicional. E mais do que isso, é oferecer soluções cromáticas neutras e até mesmo  vibrantes e deixar que o cliente escolha as que melhor lhe representa”, explica Tanja Dolphin, gerente global de Catálogos da IKEA. “Este ano, por exemplo, alguns dos produtos foram lançados na cor roxa e em tonalidades de rosa.”
A paleta diversificada oferecida pela gigante mundial do design segue a linha “quanto mais cor, mais amor”. Mas sem exageros. Roxo, verde e azul ganham destaque em 2020. Assim como o branco. Estampas, padronagens e listras offset decoram tapetes, almofadas e cortinas dando vida a ambientes coloridos, modernos, fortes e imponentes. Bom gosto e criatividade acima de tudo.

Melhorar a qualidade do sono

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O tema do catálogo IKEA 2020 é revolucionar o sono. “Partimos do princípio de que uma casa com ambientes agradáveis repercute no nosso dia-a-dia. E uma noite bem dormida é essencial para o nosso bem-estar”, comenta a gerente global de catálogos da marca sueca. Conforto, tranquilidade e acolhimento são palavras chaves na concepção de móveis, texturas e tecidos. Produtos convenientes, de alta qualidade e sustentáveis como a nova gama de camas pensadas para melhorar a qualidade do sono, painéis acústicos decorativos (fonoabsorventes) e tecidos ecológicos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Nos quartos, a pegada monocromática se reveza com a proposta ton sur ton, um verdadeiro convite para clientes e profissionais do setor usarem da própria criatividade e instinto na hora de combinar a mobília, decoração e acessórios com a mesma cor da parede. O tom ameixa, escolhido para os quartos do público adulto, revela uma preocupação do mercado em encontrar tonalidades que sejam atraentes, flexíveis e para ambos os sexos. Uma alternativa para quem quer fugir do branco, preto ou cinza que são ainda ‘hors-concours’. “Travesseiros ergonômicos, colchões de fibra natural, colchas e persianas em tecidos orgânicos são alguns dos lançamentos que podem melhorar a qualidade do sono. Essa é a nova revolução. Ideias e soluções que não pesem no bolso do consumidor e sejam de bom gosto”, rebate Tanja Dolphin.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Madeira, metal e peças inspiradas no artesanato tradicional também ganham cada vez mais espaço nas páginas do catálogo IKEA. Nos ambientes, como as salas de estar, as paredes combinam com o estofado dos sofás. Materiais e superfícies recriam a textura da madeira e fibras naturais, como o vime e o rattan. Pufes e mesas de centro completam a decoração e o toque refinado fica por conta das chaise lounges.
Móveis modulares de madeira em cores neutras e fortes revelam a beleza do uso de ladrilhos hexagonais,  uma sugestão para uma cozinha organizada e charmosa. Nos banheiros, apesar de metragem reduzida, ganham destaque armários compactos de linhas retas com um visual envolvente e sofisticado, o típico design escandinavo que atrai pela simplicidade que se transforma em elegância.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Azulejos quadrados e piso hidráulico são perfeitas para criar uma atmosfera retrô. “Os produtos em venda foram concebidos a partir de entrevistas com milhares de pessoas e visitas à uma variedade de moradias por todo o mundo”, revela Tanja. “Descobrimos que a residência perfeita tem de satisfazer a cinco desejos: bem-estar, harmonia, segurança, conforto e privacidade. E foi essa a nossa inspiração para compor vários ambientes que possam ser considerados parte do nosso lar doce lar”.

LEIA TAMBÉM

*especial para HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!