Arquitetura de interiores

Decoração

Quartos acolhedores! 8 ambientes da Casa Cor Paraná para inspirar o décor

HAUS
22/07/2022 20:11
Thumbnail

Quarto do Loft de Praia assinado pelo escritório Cinanda Geremia Arquitetura e Interiores

O que é determinante para um quarto ser relaxante e um verdadeiro refúgio do estresse do dia a dia? Iluminação indireta na medida, cores sóbrias, materiais naturais, cheirinhos, texturas, uma boa cama e um bom colchão, tapete escolhido a dedo, uma decoração leve e aconchegante? Sim, esses são alguns dos ingredientes fundamentais.
Porém, dependendo das escolhas de projeto de arquitetura de interiores, mesmo empregando as mesmas regras, os quartos chegam a resultados bem diferentes. Confira algumas inspirações e dicas de quartos direto da Casa Cor Paraná 2022, maior mostra de decoração do estado, que fica aberta ao público até 14 de agosto no edifício Aqua (antigo Aquacenter Batel).
A mostra acontece de terça a sexta-feira, das 15h às 21h; sábado, das 13h às 21h; domingo, das 13h às 19h. Segunda-feira é sempre reservada para realização de festas especiais, das 19h às 22h.

Mundo Linked, por Jayme Bernardo, Glei Tomazi e Ari Stechman Neto

Transcrevendo todo significado de um empreendimento Linked, Jayme Bernardo, Glei Tomazi e Ari Stechman Neto não deixam de lado o conforto e a beleza, e sim adicionam o funcional, o intuitivo. Desapegado dos excessos, com tonalidades claras, neutras e em um formato circular, o ambiente dá uma ideia de infinito, com os elementos fundamentais de sobrevivência e vivência em um mundo metaverso, conectando a vida digital com a vida real, que deve ser aproveitada a cada momento.

Loft do Designer by Celmar, por Marcelo Lopes

O loft inspirado no designer Hans Donner contempla todas as funcionalidades de uma habitação. Através de um volume solto do perímetro e de extremidades curvas, no centro do ambiente, se dá a setorização do espaço. O projeto se conceitua sobre o tempo, algo bastante prezado pelo designer homenageado.
Os pontos de cor são valorizados pela neutralidade do ambiente. As formas curvas remetem à silhueta do relógio e à organicidade particular da vida. As linhas alongadas verticalmente valorizam o generoso pé direito, proporcionando aos visitantes a experiência da grandeza do tempo.
A cama e colchão da Reveev lembra uma nuvem flutuante, bastante acolhedora e aconchegante, com design sofisticado, de alta qualidade e com muito conforto para todos os sentidos.

Suíte Master, por Kátia Herzog

A suíte foi pensada como um refúgio para o casal viver momentos únicos. Aconchegante, protetor e intimista. Uma paleta de cores neutras traz uma leve inspiração francesa, tudo commuita sofisticação.
Para trazer a atmosfera acolhedora, móveis clássicos escolhidos com muito cuidado. Já o toque moderno fica por conta do painel em metal e lustres elegantes. Materiais nobres, como pedras, tecidos, tapeçaria, marcenaria e obras de arte, definem o design, criando este espaço com amplitude, fluidez e elegância única.

Manhattan Loft, por Griff Arquitetura, Roberta Lanza e Juliana Marques

Manhattan Loft foi inspirado nos amplos espaços abertos e integrados dos lofts de grandes cidades cosmopolitas. O espaço é destinado a um morador que aprecia as tendências contemporâneas sem abrir mão do conforto e funcionalidade. Com a premissa de poucos e bons revestimentos e com uma paleta neutra entre os materiais, foi garantido um resultado elegante e sofisticado.
Os materiais naturais como o Mármore Monte Vitta e o Pétrea adicionam textura ao projeto, em contraponto com o dourado dos metais que trazem a modernidade proposta para a identidade deste espaço.
A personalização é um destaque do ambiente. A pedido das arquitetas, a catarinense Reveev fez essa mesa de centro arredondada em couro, bem como a cama Barolo em couro conhaque e o painel da cabeceira em couro matte grey.

Suíte Resort Reveev, por Flávia Glanert e Moca Arquitetura

A linha criativa do projeto vem trazer a sofisticação hoteleira para casa com aconchego e conforto. Um momento de surpresa para o visitante, que é envolvido pelo toque cru de elementos naturais, com um mix de materiais urbanos. Partindo desta premissa o espaço se desenha com a organicidade dos mobiliários e da cama Reveev como protagonista, que celebra a forma icônica do sofá Togo, que ano que vem fará 50 anos, em conjunção com as linhas retas da marcenaria que dão ordem ao projeto, procurando formar um espaço funcional.

Loft de Praia, por Cinandra Geremia Arquitetura e Interiores

Um loft de praia com o décor embasado no Mar Mediterrâneo. O ponto de partida de todo o projeto foi a parede texturizada, uma clara alusão à arquitetura grega, que tem como característica marcante o uso de pedras vulcânicas e cal em suas construções. É abaixo dessa parede que Cinandra apresenta uma área de dormir contemporânea e super elegante.
Para separar sem cobrir, Cinandra apostou nos painéis pivotantes da linha Opus, um lançamento da Cinex Arch. Os perfis com acabamento Nero Industriale/ Vestirsi Coloniale Noce tem nuances cintilantes e receberam vidro e aplicação de textura em palha.

Casa Refúgio, por Bruna Varhau Interiores e Raphael Meza Interiores

Conceito de experiência, felicidade, autodescoberta e bem-estar, inspirados nos nômades digitais, o espaço traz um design de calmaria e aconchego. Sensações que são percebidas pelas texturas apresentadas, desde o tecimento da lã e algodão indianos a peças de artesãos brasileiros, peças torneadas e esculpidas a mão, até as pinturas em cerâmica, em composições que enriquecem e qualificam a experiência. O design de linhas retas e curvas traz o equilíbrio necessário, de um dia a dia da cidade, onde o espaço está diretamente ligado ao descanso e relaxamento.

Loft Soul Natuzzi, por Alessandra Gandolfi

Ponto de partida do projeto, a paleta de cores tem inspiração nas folhas que caem pelo quintal durante o outono, trazendo os tons terrosos para dentro do projeto.
Entre os destaques do ambiente, está o paisagismo feito com seixos, vasos e folhagens largas; e o mural em madeira do artista André Mendes, logo acima da cama Piuma, da Natuzzi Itália, em verde musgo. O colchão é da marca catarinense Reveev, feito sob medida em um tamanho que se aproxima do king, mas em uma espessura menor e mantendo a qualidade do alto padrão.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!