Para decorar e aquecer

Decoração

Quatro dicas para deixar a casa quentinha e aconchegante no inverno

HAUS
16/06/2021 21:17
Thumbnail
O inverno ainda nem chegou, mas as temperaturas mais baixas já convidam para se buscar soluções que aqueçam e tragam conforto ao mesmo tempo em que embelezam os ambientes domésticos.
Para quem está construindo ou reformando, a dica é aproveitar o quebra-quebra para investir em sistemas de aquecimento a gás nas torneiras e chuveiro, instalação de lareiras fixas e de aparelhos de ar-condicionado e, porque não, de pisos também aquecidos.
Mas, calma! Se você já está com a casa montada, saiba que é possível fazer pequenos acréscimos à decoração que irão contribuir, e muito, para proporcionar o aconchego que os dias mais frios pedem.

Tecidos, pra que te quero!

Com a queda nas temperaturas, não somos apenas nós quem precisamos usar mais roupas. "Vestir" os móveis e as superfícies é uma ótima dica para sentir um toque macio e quentinho em todos os ambientes da casa.
Tecidos felpudos, aveludados ou de lã são boas opções para almofadas e mantas. Para os tapetes, aposte nos com pelo mais alto e, para as cortinas, nas com tecidos mais encorpados.
“No caso das mantinhas, além delas darem um charme todo especial ao sofá, também podem ser usadas para se cobrir na hora de assistir televisão”, aconselha a arquiteta Paula, sócia do escritório Dantas & Passos Arquitetura, com Danielle Dantas.

Feche cada cantinho

Aquecer o ambiente e garantir o conforto térmico vai além de gerar calor. É preciso, também, cuidar para que ele não se perca. Isso geralmente acontece em ambientes com muitas frestas, quando portas e janelas estão fechadas. Por isso, preste atenção se elas estão bem vedadas e, em caso negativo, procure um profissional especializado. Lojas do ramo de decoração e materiais de construção também oferecem fitas ou borrachas auto-adesivas que auxiliam na vedação de portas e janelas.

Equipamentos e acessórios

As opções de aquecimento por meio de acessórios e equipamentos eletrônicos vai além dos aparelhos de ar-condicionado. Aquecedores portáteis são uma ótima pedida para levar o calorzinho para os quatro cantos da casa - lembre-se na hora da compra de dar atenção à eficiência energética do produto.
Outra opção, desta vez para os banheiros, é investir em um toalheiro elétrico, que garante toalhas quentinhas ao sair do banho.

Calor do fogo

Lareiras "ecológicas" foram instaladas nas áreas externa e interna desta cobertura, com projeto do Dantas & Passos Arquitetura.
Lareiras "ecológicas" foram instaladas nas áreas externa e interna desta cobertura, com projeto do Dantas & Passos Arquitetura.
O charme de uma lareira é dessas coisas insubstituíveis. E não pense que você precisa estar construindo ou reformando para ter uma em casa. Há muitas opções de modelos a álcool, também chamado de "ecológico", que não necessitam de dutos de exaustão, como ocorre com as lareiras à lenha ou a gás, sendo ideais para apartamentos ou imóveis já construídos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!