Living com os padrões decorativos Cacau, Chumbo e Verti, todos da Berneck.
Living com os padrões decorativos Cacau, Chumbo e Verti, todos da Berneck.| Foto: Berneck/Divulgação

Uma das marcas mais icônicas de painéis decorativos MDP, MDF e HDF do Brasil, a Berneck investiu R$ 1 bilhão em uma nova unidade fabril de ponta em Lages, Santa Catarina. A informação foi divulgada para a reportagem em entrevista exclusiva com Graça Gnoatto, diretora comercial e de marketing da Berneck.

Graça conta que, mesmo com o primeiro semestre de 2020 ficando 18% abaixo do orçamento previsto, a Berneck teve uma recuperação surpreendente no segundo semestre e fechou 2020 batendo o orçamento anual e apresentando um crescimento de 10% em relação a 2019.

Siga a HAUS no Instagram

Cozinha com os padrões Mostrato e Louro Freijó, da Berneck.
Cozinha com os padrões Mostrato e Louro Freijó, da Berneck.| Berneck/Divulgação

"O crescimento aconteceu tanto pelos incentivos emergenciais do Governo Federal – que garantiram renda a mais de 60 milhões de pessoas no ano passado e deram suporte para empresas reduzirem o momento de crise – quanto pela alta demanda dos produtos relacionados ao setor", explica Graça.

Os gastos com lazer e viagens, por exemplo, foram substituídos pela reforma das casas, o que aqueceu o mercado. "O aumento do setor em um ano atípico é também um importante balizador para olhar o futuro com otimismo", completa a diretora comercial e de marketing da Berneck.

Cozinha com os padrões Faia, Concreto Metropolitan e Verti, todos da Berneck.
Cozinha com os padrões Faia, Concreto Metropolitan e Verti, todos da Berneck.| Berneck/Divulgação

Coleção recente celebra a natureza e o Brasil

A coleção mais recente da marca, batizada de Nômade, celebra as cores naturais, as madeiras nobres inspiradas em madeiras brasileiras e a reprodução de pedras e tecido. A marca familiar de quase 70 anos não só abraça o DNA biofílico (que faz referência à natureza) em seus últimos lançamentos, como traz na própria essência estrutural de seus produtos a sustentabilidade.

Os painéis são 100% provenientes de cultivos florestais que seguem os mais rigorosos padrões internacionais, mantêm milhares de hectares de áreas de proteção ambiental permanente e abastecem centenas de indústrias no Brasil e no exterior.

Closet com o padrão decorativo Griseo, da Berneck.
Closet com o padrão decorativo Griseo, da Berneck.| Berneck/Divulgação

Plataforma para gerar negócios

Sempre atenta à cultura do design e da inovação, a empresa de raiz paranaense - que já acompanhou HAUS em diversas edições da Semana de Design de Milão - sai novamente na frente ao unir-se como investidora do Portfólio HAUS, uma plataforma inédita que foi criada sob medida para conectar arquitetos, designers e empresas do setor a clientes em potencial.

"Enxergamos o Portfólio HAUS como uma multiplataforma facilitadora que vai conectar profissionais capacitados, estimular o desenvolvimento do setor, gerar negócios e trazer muita inspiração para o mercado", avalia Graça. "E todos esses benefícios estão alinhados ao momento que a Berneck vive atualmente. O projeto é uma grande oportunidade de estreitarmos ainda mais nosso relacionamento com o público."

Cozinha com o padrão Volakas, da Berneck.
Cozinha com o padrão Volakas, da Berneck.| Berneck/Divulgação

Como o LinkedIn, a interface da plataforma foi desenhada com diversos filtros intuitivos, como metragem, localização geográfica, tipo de projeto ou cômodo, por exemplo, em que é possível buscar inspirações ou localizar os profissionais que mais se encaixam com o seu estilo e necessidade para reforma ou construção.

Nesta primeira fase do projeto, a vitrine definitiva da decoração e da arquitetura do Brasil apresenta ao mercado e aos consumidores os projetos assinados pelos profissionais que integraram a última edição do Anuário HAUS 2020, um dos books mais importantes do país.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]