Decoração

Decoração

Uma das marcas mais icônicas de painéis decorativos, Berneck investe R$ 1 bilhão em nova fábrica

Luan Galani
10/02/2021 13:20
Thumbnail

Living com os padrões decorativos Cacau, Chumbo e Verti, todos da Berneck. | Berneck/Divulgação

Uma das marcas mais icônicas de painéis decorativos MDP, MDF e HDF do Brasil, a Berneck investiu R$ 1 bilhão em uma nova unidade fabril de ponta em Lages, Santa Catarina. A informação foi divulgada para a reportagem em entrevista exclusiva com Graça Gnoatto, diretora comercial e de marketing da Berneck.
Graça conta que, mesmo com o primeiro semestre de 2020 ficando 18% abaixo do orçamento previsto, a Berneck teve uma recuperação surpreendente no segundo semestre e fechou 2020 batendo o orçamento anual e apresentando um crescimento de 10% em relação a 2019.
Cozinha com os padrões Mostrato e Louro Freijó, da Berneck.
Cozinha com os padrões Mostrato e Louro Freijó, da Berneck.
"O crescimento aconteceu tanto pelos incentivos emergenciais do Governo Federal – que garantiram renda a mais de 60 milhões de pessoas no ano passado e deram suporte para empresas reduzirem o momento de crise – quanto pela alta demanda dos produtos relacionados ao setor", explica Graça.
Os gastos com lazer e viagens, por exemplo, foram substituídos pela reforma das casas, o que aqueceu o mercado. "O aumento do setor em um ano atípico é também um importante balizador para olhar o futuro com otimismo", completa a diretora comercial e de marketing da Berneck.
Cozinha com os padrões Faia, Concreto Metropolitan e Verti, todos da Berneck.
Cozinha com os padrões Faia, Concreto Metropolitan e Verti, todos da Berneck.

Coleção recente celebra a natureza e o Brasil

A coleção mais recente da marca, batizada de Nômade, celebra as cores naturais, as madeiras nobres inspiradas em madeiras brasileiras e a reprodução de pedras e tecido. A marca familiar de quase 70 anos não só abraça o DNA biofílico (que faz referência à natureza) em seus últimos lançamentos, como traz na própria essência estrutural de seus produtos a sustentabilidade.
Os painéis são 100% provenientes de cultivos florestais que seguem os mais rigorosos padrões internacionais, mantêm milhares de hectares de áreas de proteção ambiental permanente e abastecem centenas de indústrias no Brasil e no exterior.
Closet com o padrão decorativo Griseo, da Berneck.
Closet com o padrão decorativo Griseo, da Berneck.

Plataforma para gerar negócios

Sempre atenta à cultura do design e da inovação, a empresa de raiz paranaense - que já acompanhou HAUS em diversas edições da Semana de Design de Milão - sai novamente na frente ao unir-se como investidora do Portfólio HAUS, uma plataforma inédita que foi criada sob medida para conectar arquitetos, designers e empresas do setor a clientes em potencial.
"Enxergamos o Portfólio HAUS como uma multiplataforma facilitadora que vai conectar profissionais capacitados, estimular o desenvolvimento do setor, gerar negócios e trazer muita inspiração para o mercado", avalia Graça. "E todos esses benefícios estão alinhados ao momento que a Berneck vive atualmente. O projeto é uma grande oportunidade de estreitarmos ainda mais nosso relacionamento com o público."
Cozinha com o padrão Volakas, da Berneck.
Cozinha com o padrão Volakas, da Berneck.
Como o LinkedIn, a interface da plataforma foi desenhada com diversos filtros intuitivos, como metragem, localização geográfica, tipo de projeto ou cômodo, por exemplo, em que é possível buscar inspirações ou localizar os profissionais que mais se encaixam com o seu estilo e necessidade para reforma ou construção.
Nesta primeira fase do projeto, a vitrine definitiva da decoração e da arquitetura do Brasil apresenta ao mercado e aos consumidores os projetos assinados pelos profissionais que integraram a última edição do Anuário HAUS 2020, um dos books mais importantes do país.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!