Reforma

Decoração

Reforma 3 em 1: quarto de 9 m² recebe bebê, avó e home office

Daliane Nogueira
10/06/2020 16:51
Thumbnail

Reforma em ambiente de 9 m² conseguiu proporcionar o atendimento das necessidades da família. | Sidney Doll / Divulgação

O resultado final da decoração deste espaço é a prova de que um bom planejamento faz toda a diferença. A missão era acomodar em 9,4 m² um bebê, novo integrante da família; a avó, que esporadicamente visita o casal, e um home office, com espaço para computador e gavetas para documentos.
Quem assina o projeto são as arquitetas Renata Assarito e Camila Marinho, sócias do Studio M&A Arquitetura.
Quando a família recebeu a notícia da gravidez, junto com todas as necessidades citadas acima, a mãe tinha o desejo de proporcionar para a filha um quarto delicado e feminino, mas que não fosse tudo rosa pink. “Exploramos o tom rosa, mas com uma nuance clara na marcenaria, uma tonalidade conhecida como ‘milkshake’, bem delicada e discreta. Além disso, os itens de decoração foram escolhidos a dedo, para tudo ornar e não ficar com um aspecto carregado, ainda mais pelo fato do cômodo ser pequeno”, comenta Renata.
De acordo com Camila, a equipe escolheu um papel de parede floral para cobrir todas as paredes, mas além da estética, atentaram para a funcionalidade do quarto. “Criamos um berço, que se adapta a cama de solteiro para quando a criança crescer, embaixo incluímos uma cama auxiliar para receber a vovó”, complementa.
No
decorrer do projeto, a mãe da criança se encantou por ovelhas como
elemento de decoração. Então aproveitou-se para incluir pelúcias,
detalhes e até mesmo o enxoval com desenhos do gracioso animal.

Maternidade e trabalho

Ainda seguindo a necessidade da família, o desejo da mãe era criar um canto para ela trabalhar ao lado da filha. “Assim, foi preciso fazer adaptações na elétrica, incluindo mais pontos de tomadas para auxiliar a mamãe e evitar extensões, sem deixar de seguir o conceito de delicadeza e romantismo proposto no início do projeto. Também incluímos uma poltrona confortável ao lado que serve tanto para trabalhar, quanto para amamentar, sempre seguindo o conceito de móveis multifuncionais”, salienta Renata.
Além de pensar em todas essas necessidades, as arquitetas prezaram pela economia. “Para diminuir os custos, mantivemos o guarda-roupa, mudando apenas o lugar para também conseguir aproveitar melhor o espaço. Colocamos prateleiras na lateral, com o intuito de criar uma entrada impactante. Além disso, fizemos uma moldura de gesso no teto para disfarçar uma viga que ficava aparente e colocamos o rodapé de mdf para dar acabamento no piso existente”, finaliza Camila.

Veja mais fotos do projeto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!